Programa de Eficiência Energética beneficia 1.250 famílias em Poços de Caldas

Terezinha Nicácio Machado não escondia a alegria por receber uma geladeira nova, com a expectativa de diminuição no valor da conta de energia

Troca de geladeiras antigas por novos refrigeradores irá gerar uma economia de cerca de 20% em cada residência
Na tarde desta quarta-feira (17), a DME Distribuição, em parceria com a Prefeitura e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou no CRAS Sul, o lançamento oficial da segunda etapa do Programa de Eficiência Energética (PEE) para a substituição de geladeiras e lâmpadas.
Os novos equipamentos possuem classificação “A” do Procel e vão ser entregues às famílias cadastradas no período de fevereiro de 2011 a março de 2012 em programas sociais do Governo Federal, da Secretaria Municipal de Promoção Social e inscritas no programa Tarifa Social da concessionária.
O PEE atende a Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000 e a Resolução Normativa ANEEL nº 300 de 12 de fevereiro de 2008, que incentivam as concessionárias de energia elétrica a desenvolverem projetos que reduzam o desperdício de energia, beneficiando família as de baixa renda.  Em Poços de Caldas, a proposta foi substituir as geladeiras antigas e oferecer um novo refrigerador mais econômico. A primeira etapa do programa, que teve início em 2011, beneficiou 1.640 famílias.
Nesta segunda etapa, serão beneficiadas 1.250 famílias, com um investimento de R$1,3 milhão. Com a geladeira nova, a expectativa é que cada família tenha uma economia de cerca de 20 % no consumo de energia. “Este projeto é de grande importância porque possibilita o consumo de energia consciente, com a utilização de equipamentos eficientes, proporcionando economia para as famílias beneficiadas”, destaca Marcelo Dias Loichate, coordenador do projeto de eficiência energética da DME Distribuição.
Dona Terezinha Nicácio Machado não escondia a alegria por receber uma geladeira nova. “Eu me cadastrei no CRAS aqui faz dois anos e fiquei esperando chegar a minha vez. A gente fica muito feliz porque agora vê que é de verdade mesmo. Minha geladeira já tem 15 anos e eu não tinha condições de comprar uma nova, sem falar que a conta de luz vai ficar mais barata”, diz.
Todas as geladeiras antigas serão desmontadas e enviadas para a reciclagem. Além dos novos refrigeradores, a DME Distribuição fará a troca de cinco lâmpadas em cada residência, ou seja, serão substituídas 6.250 lâmpadas incandescentes, de 60W e 100W de potência, por lâmpadas compactas de 15W de potência, que consomem menos energia.
“Esse é um momento muito importante para o nosso município, porque além da economia de energia, que contribui com a questão ambiental, esse projeto agrega ainda a questão social, já que as famílias cadastradas recebem uma geladeira nova. Além disso, essas famílias vão pagar menos na conta de energia, muitas delas já têm isso na tarifa social e essa é mais uma forma prática de economizar”, ressalta o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Lançamento oficial da segunda etapa do PEE foi realizado no CRAS Sul