Projeto sobre trânsito foi desenvolvido nas escolas

Alunos participantes do Fetran se apresentaram durante o encerramento do projeto

Nesta segunda, 28, aconteceu o encerramento da primeira edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito – FETRAN, no Espaço Cultural da Urca. Os alunos de cinco escolas públicas, que participaram do festival, estiveram presentes para apresentar os trabalhos desenvolvidos e para receber o certificado de participação. O prefeito Eloísio Lourenço esteve presente e realizou a entrega dos certificados, assim como o inspetor Waldecy Araújo de Souza, chefe da Delegacia da PRF em Poços de Caldas, o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima e a secretária de Educação, Maria Cláudia Prézia Machado. Prestigiaram a solenidade, diversas autoridades militares do municipio e também representantes da comunidade.

O FETRAN é um projeto de Educação para o Trânsito da PRF, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios participantes. Ele tem o intuito de inserir a educação para o trânsito de forma sintetizada e periódica na rotina escolar. Pretende também conscientizar crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar envolvida, para a construção de uma cultura de segurança no trânsito. O projeto foi realizado em cidades do sul de Minas, como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações, Paracatu e Caxambu.

Em Poços, cinco escolas participaram do projeto: a E.M. Dona Vicentina Massa, a E. M. Dona Mariquinhas Brochado, a E.M. Vitalina Rossi, a E.M. Dr. Pedro Afonso Junqueira e a E. M. Maria Ovídia Junqueira. Os alunos produziram trabalhos com temas relacionados ao trânsito, como maquetes, jograis, poesias e músicas, que foram apresentados durante o evento de encerramento, juntamente com a entrega dos certificados.

“Ações como esta são importantes para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes e para a melhoria do trânsito de Poços”, afirma o prefeito. O Projeto FETRAN foi realizado com a parceira da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e a Policia Rodoviária Federal.