Projetos locais são habilitados a Prêmio Nacional de Culturas Populares

Dois ícones da cultura popular de Poços de Caldas estão concorrendo a prêmio do Ministério da Cultura

A Secretaria de Turismo e Cultura enviou ao Ministério da Cultura (Minc), em abril deste ano, um projeto sobre o trabalho desenvolvido por Dona Orlanda Conceição Silva, ícone da congada poços-caldense, e de Amadeu Francisco, que desenvolve trabalhos de cultura popular ligados à folia de reis e ao Grupo de Catira Poços-caldense.
Ambos foram habilitados, dentre os 1.467 inscritos, para concorrer à final do Prêmio Culturas Populares,  do Ministério da Cultura. Dos  831  habilitados de todo o país, 250 serão premiados  e cada projeto recebe R$ 10 mil, que será destinado ao homenageado. “É uma forma de o Ministério da Cultura reconhecer o trabalho de toda uma vida dedicada à cultura popular, como é o caso de Dona Orlanda e sr. Amadeu”, informa o diretor de Cultura, João Alexandre Moura.
Os projetos são uma iniciativa do Departamento de Cultura através da política cultural de valorização da cultura popular e da aproximação de Poços com o Ministério,  em busca de recursos para fomentar esta manifestação no município. O trabalho sobre os mestres da cultura popular de Poços de Caldas foi desenvolvido em parceria com o músico e pesquisador de cultura popular Renato Kefi, que elaborou o projeto. “A trajetória de vida de Dona Orlanda e do Seu Amadeu é a história do povo de Poços de Caldas e a manutenção da cultura popular no município”, diz Kefi.