Promoção Social realiza campanha de orientação no Carnaval

Haverá orientações, distribuição de folders e peças de teatro

A Secretaria de Promoção Social vai realizar a campanha “Proteja nossas crianças e adolescentes da violência” abordando  os temas “Exploração do Trabalho Infantil”, “Mendicância  em todas as  fases” e “Exploração  Sexual de Crianças e Adolescentes”, durante o período do Carnaval em Poços de Caldas. A abordagem será feita de forma diferenciada, por atores de uma companhia cênica do município, nos bares, restaurantes e pontos de aglomeração de pessoas durante o período de Carnaval. A ação tem parceria com o Sindicato dos Hotéis de Poços de Caldas e Associação Comercial Industrial e Agropecuária  (Acia).
Serão apresentadas esquetes teatrais com os temas da campanha. Durante a apresentação, haverá também distribuição de folhetos informativos para os foliões, população e turistas. A campanha dispõe ainda de marchinha carnavalesca que será apresentada durante a programação organizada pela Prefeitura, além de comercial a ser veiculado nas TVs  e spot em rádios. Orientações e folders também serão oferecidos em stand fixo montado no Parque José Affonso Junqueira, na área central da cidade, onde acontece a charanga e os bailes de carnaval animados pela banda Regional do Lira.
As peças destacam, sobretudo, a necessidade de proteção, chamando atenção para a importância de ficar atento às crianças e adolescentes, bem como têm um caráter educativo, explicando ao cidadão de que maneira ele pode denunciar atos de violência contra crianças e adolescentes: discando 100 ou procurando o Conselho Tutelar (0800-283-0377).
Disque 100 – O Disque Direitos Humanos – é um serviço telefônico, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que funciona 24 h, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de todo o território nacional. As denúncias de violações de Direitos Humanos acolhidas pelo Disque 100 são examinadas e posteriormente encaminhadas aos órgãos responsáveis pela proteção das vítimas e apuração da responsabilidade, considerando as especificidades de cada grupo atendido.
A campanha local acontece em consonância com a c Campanha Nacional de Carnaval de Proteção à Criança e ao Adolescente, que será lançada nesta quinta-feira, 7, no Rio de Janeiro, pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças de todas as formas de violência