Recursos do PAC 2 vão para avenida Santo Antônio

coletiva pac avenida santo antonio 007

Projeto foi apresentado à imprensa em entrevista coletiva

A avenida Santo Antônio, principal eixo viário de interligação da região central com as regiões mais populosas do município, foi escolhida para receber as obras de pavimentação e requalificação do PAC 2, com recursos do Governo Federal da ordem de R$ 5 milhões. O trecho foi selecionado após vários estudos da equipe técnica e de governo, que entenderam como prioritárias as intervenções no local.

O projeto foi apresentado à imprensa, em entrevista coletiva realizada no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, na manhã desta sexta-feira (27). Ele destacou a relevância das intervenções, que beneficiarão diretamente cerca de 82 mil habitantes. Para o prefeito, a obra é fundamental não só pela questão do trânsito, como também pela necessidade premente de intervenções no Ribeirão de Caldas, que apresenta riscos por conta da erosão.

A avenida Santo Antônio e rua Vivaldi Leite Ribeiro representam o principal eixo viário de interligação da região central da malha urbana com as regiões mais populosas do município: região Centro-Sul, parte da região Leste e região Sul. Por estas vias circulam, diariamente, milhares de veículos, pedestres e principalmente transporte coletivo. Há anos, os muros laterais do canal do Ribeirão de Caldas têm apresentado deterioração por ação do fluxo da água, gerando alguns trechos críticos com risco de colapso, necessitando de urgente reconstrução. As calçadas não contam com nivelamento e revestimento adequado, dificultando a mobilidade dos pedestres. Não existe ciclovia ou ciclo-faixa. Além disso, a dimensão da via não comporta o transporte coletivo sem que ocorra obstrução do fluxo de trânsito nos momentos de parada para embarque e desembarque de passageiros.

O projeto prevê a requalificação urbana da avenida Santo Antônio e rua Vivaldi Leite Ribeiro, com a adequação das calçadas, viabilizando a acessibilidade universal, ampliação da caixa de pista, implantação de ciclovia, drenagem de águas pluviais e recuperação do canal do Ribeirão de Caldas, arborização urbana e melhorias no transporte coletivo e na mobilidade, incluindo sinalização horizontal e vertical. O projeto prevê, ainda, as substituições de adutoras de água bruta da ETA1 e a ampliação do um interceptor de esgoto, existentes nas vias onde ocorrerão as intervenções, que compreendem 1.615 m de vias, contemplando as duas pistas da avenida Santo Antônio a partir da rua Santa Catarina até o final da rua Vivaldi Leite Ribeiro e 2.280 m de calçadas.

A obra está inserida no projeto de requalificação dos principais eixos estruturais da malha urbana de Poços de Caldas, apresentado pelo município ao Ministério das Cidades no ano passado. No total, o projeto está orçado em R$ 74 milhões, dos quais o Governo Federal liberou R$ 5 milhões para aplicação imediata. As obras de intervenção na avenida Santo Antônio e rua Vivaldi Leite Ribeiro contarão com investimento total de R$ 10.203.419,00, com contrapartida do município de R$ 5.203.419,00, sendo R$ 2 milhões do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço aproveitou para reiterar que esta obra não inviabiliza o projeto completo encaminhado ao Ministério das Cidades e que, de acordo com a possibilidade de liberação de recursos, outros eixos poderão ser contemplados. Também participaram da coletiva de apresentação, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Projetos e Obras Públicas, Aldo Hanser, o secretário de Planejamento, Edalmo Rangel, o secretário de Governo, Fernando Posso, o diretor do DMAE, Alair Assis, o presidente do Grupo DME, João Deom Pereira, o presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’arcadia e o vereador José Maria Siqueira.

coletiva pac avenida santo antonio 013