Rede Cegonha realiza capacitação

???????????????????????????????
A Secretaria Municipal de Saúde promove amanhã terça-feira (8), com início às 8h e às 13h, um curso de capacitação Pré-Natal da Rede Cegonha, com a participação de 75 profissionais das áreas médica e de enfermagem, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades prosseguem na quarta-feira (9), também em dois horários, dentro das comemorações do Dia Mundial da Saúde, oficialmente registrado nesta segunda-feira (7).

As atividades iniciaram na última sexta-feira (4). Ao todo, cinco turmas, com quatro horas de duração cada, participam dos encontros, que estão sendo realizados na sala de Educação Permanente no Samu. Os módulos contam com a participação também de médicos ginecologistas, que atendem gestantes no ambulatório de pré-natal de alto risco.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato, informa que capacitação visa melhorar o atendimento à gestante, por isso, durante os módulos são debatidas situações clínicas e atualizações teóricas, além de critérios para encaminhamentos em casos de pré-natal de alto risco. Segundo ela, também são destaques nos encontros temas como diabetes, hipertensão arterial, infecção urinária e toxoplasmose.
Livorato ressalta que esta forma de capacitação propicia a integração dos serviços e fortalecimento do trabalho em rede. Para a secretária, a gestante de alto risco deve ser acompanhada tanto pelo serviço especializado, como também manter vínculo com a equipe da Saúde da Família e UBS. “Após esta etapa teórica serão implantados processos de acompanhamento das equipes, com apoio de ginecologistas, o chamado apoio matricial”, comentou.

Rede Cegonha

A implementação da Rede Cegonha no programa de assistência à saúde do município teve início em 2013, com implantação do teste rápido de gravidez e coleta exame de toxoplasmose (triagem) nas Unidades de Saúde da Família e nas UBS, o que facilitou o diagnóstico precoce. Também foram realizadas capacitações para procedimentos de pré-natal de baixo risco e do protocolo de pré-natal.