Registro de preço da UPA de Poços de Caldas é referência para outros municípios

Representantes da Prefeitura de Formiga se reuniram com o diretor do Departamento de Suprimentos, Rodrigo de Paiva Fonseca

Representantes da Prefeitura da cidade de Formiga/MG estiveram em Poços de Caldas, nesta quarta-feira (28), para conhecer os processos licitatórios de aquisição de equipamentos e materiais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Eles estiveram no Departamento de Suprimentos da Prefeitura, no Complexo Santa Cruz, onde foram recebidos pelo diretor Rodrigo de Paiva Fonseca, que pode apresentar os processos licitatórios referentes à UPA, as dificuldades encontradas no trabalho e os métodos utilizados para superá-las, além de trocar experiências com os visitantes sobre os aspectos técnicos envolvidos.. São 12 processos de registro de preços para a Unidade de Pronto Atendimento.
De acordo com o secretário de Saúde de Formiga, Rafael Alves Tomé, a prioridade da visita é conhecer a licitação para equipar a UPA, que também será instalada no município. Além dele, estiveram em Poços a coordenadora de Compras da Secretaria de Saúde, Sílvia Faria, a gerente do Pronto Socorro, Valéria Guimarães Lara, e a pregoeira Marilis de Paiva Leite.
O diretor do Departamento de Suprimentos, Rodrigo de Paiva Fonseca, explicou que a maior dificuldade dos processos referentes à aquisição de equipamentos, materiais e suprimentos para a Unidade de Pronto Atendimento é a obrigatoriedade, imposta pelo Estado no convênio, de ser realizada cotação por registro de preços, o que gera maior demora que o pregão de aquisição, devido a suas peculiaridades. “Para abrir o processo, são necessárias três cotações, mas nem sempre as empresas participam, em alguns casos por conta da especificidade dos materiais solicitados e também porque, de forma geral, as empresas têm resistência quanto à cotação em registro de preços”, informou.
O Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para seleção da proposta mais vantajosa, visando o registro formal de preços para futuras e eventuais contratações de bens, produtos e serviços. Além disso, o diretor afirmou que houve, ainda, impugnação aos editais por terem sido realizados por lotes e, em determinados casos, sobre o descritivo dos editais.
“O andamento está adiantado e algumas licitações ainda irão ser realizadas nos próximos dias. Se não houver nenhuma impugnação, os processos devem estar concluídos até o fim de novembro”, destacou Fonseca.
UPA
Colocar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas. A obra tem recursos de R$ 3 milhões do Governo Federal e cerca de R$ 980 mil do Estado. A UPA está sendo construída próximo à Delegacia Regional de Polícia, na região leste, para atender os casos de urgência e emergência de Poços e microrregião, com qualidade e resolutividade.