SAD de Poços participa de educação permanente do Ministério da Saúde pela segunda vez

O programa do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) Melhor em Casa participou novamente do Programa de Educação Continuada em Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (29).

Desta vez, a assistente social do Melhor em Casa, Morgana Batista, ministrou, junto a outros profissionais do Brasil, de modo remoto, a discussão sobre “Lidando com o óbito em domicílio”.

Com a implantação do SAD no município, tivemos o início da participação da família no cuidado com o paciente, proporcionando uma melhor qualidade de fim de vida em domicílio.

A reunião foi transmitida para todo o Brasil, demonstrando o trabalho que o SAD de Poços de Caldas vem desenvolvendo neste aspecto.

“O município possui uma rede que funciona muito bem, e é com muito orgulho que estive hoje representando o serviço executado pela equipe do SAD de Poços de Caldas, junto ao Ministério da Saúde. Apresentamos como diferencial de nosso SAD a parceria com o SAMU após o expediente de trabalho e uma ferramenta de atualização diária compartilhada para que estes pacientes e família tenham mais qualidade no cuidado.”, disse a assistente social.

O responsável técnico do SAD, Tarcísio Aquino, que também integra um grupo técnico no Ministério da Saúde, complementa: “A grande missão do SAD é levar um cuidado mais humanizado ao paciente e à sua família. E, para isso, precisamos criar ferramentas que nos auxiliam no processo, além de firmarmos parcerias com toda a rede de apoio à saúde. Agradeço sempre ao Departamento de Saúde da Secretaria Municipal todo o apoio e autonomia nos é dado para exercermos esses processos administrativos, que reflete muito em indicadores para o nosso trabalho”.

O Melhor em Casa trabalha com a desospitalização dos pacientes para serem assistidos em domicílio. E isso favorece não somente a quantidade de leitos disponíveis nos hospitais, mas também a qualidade de vida do paciente por ser atendido no conforto de seu lar.

O programa conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar administrativo e motoristas, que juntos, procuram dar a melhor assistência ao paciente internado em domicílio, favorecendo sua transição para as redes de apoio à saúde.

A palestra, que foi apresentada de modo remoto, pode ser assistida pelo canal oficial do DATASUS. https://www.youtube.com/watch?v=05deHzxxbTk