Saneamento básico é tema de congresso em Poços de Caldas

Prefeito ressaltou a importância do evento

Teve início, na manhã desta quinta-feira (25), o 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico. O evento, que vai até dia 27 de setembro, acontece no Palace Hotel e reúne profissionais ligados ao setor de saneamento, como engenheiros, gestores públicos, advogados e acadêmicos, para debater a sustentabilidade econômica das atividades de saneamento, tema central do encontro.
O 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico é uma realização da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). O objetivo é fornecer aos gestores públicos municipais subsídios para que possam implementar uma política de saneamento própria, como manda a Lei.
A solenidade de abertura contou a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, da segunda vice-presidente da Assemae, Tânia Maria Duarte, do presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcádia, do representante da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Gustavo Frayha, do superintendente da Funasa em Minas Gerais, Célio Gonçalves Rios e do diretor presidente interino do DMAE, Aldo Foltz Hanser.
A palestra de abertura foi ministrada pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, com o tema “A História do DMAE de Poços de Caldas: 49 anos de existência, consistência e eficiência”. Ele ressaltou a ligação essencial da fundação do município com as águas termais e apresentou fotos e dados históricos da cidade, com destaque para atuação do DMAE nesses quase 50 anos de fundação.
Já a representante da Assemae, Tânia Duarte, ressaltou a importância da questão do saneamento na pauta do dia das cidades brasileiras e falou da efetiva implantação do Plano Nacional de Saneamento. Ela reiterou que os municípios precisam investir em novas tecnologias no setor. O superintendente da Funasa em Minas Gerais, Célio Gonçalves Rios, avaliou que o evento é uma oportunidade única de troca de experiências e colocou a Funasa à disposição, inclusive em relação aos recursos. Ele lembrou que, pelo Plano Nacional de Saneamento, a universalização do serviço está prevista para 2033.
“Estamos vivendo um momento muito especial na área de saneamento, principalmente após o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento”, destacou o representante da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Gustavo Frayha. Para ele, o país passou a ter um planejamento estratégico em relação à questão, com o Plano Nacional e os planos municipais de saneamento, além da destinação de recursos. Frayha informou que, apenas pelo Ministério das Cidades, há mais de três mil empreendimentos de saneamento em andamento em todo o país.
O congresso vai até o dia 27, com uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água São Benedito (ETA I), quando os congressistas poderão conhecer o novo sistema de tratamento de água totalmente automático com software desenvolvido para esta finalidade. A programação completa pode ser acessada no site www.assemae.org.br.