Saúde vai distribuir 25 mil preservativos no Carnaval

Haverá um posto para testes rápidos de HIV, além da distribuição de camisinhas

Através da campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Governo Federal, o núcleo do DST-Aids da Secretaria Municipal de Saúde, irá distribuir cerca de 25 mil preservativos masculinos durante o carnaval em Poços
Haverá um posto de distribuição no Parque José Affonso Junqueira (atrás Palace Hotel), que funcionará nos quatro dias de folia (sábado a terça), das 15h às 22h. No mesmo local, serão feitos testes rápidos de HIV, das 15h às 18h, gratuitamente. O teste é feito com a análise de uma gota de sangue e fica pronto em cerca de 20 minutos.
Na sexta e no sábado de Carnaval, o núcleo irá distribuir folhetos e preservativos no  posto da Polícia Rodoviária Estadual, próximo ao Pórtico, na saída para Águas da Prata (SP).

HIV
Dados da Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, apontaram que o índice de novos infectados pelo vírus no Brasil subiu 11% entre 2005 e 2013. Segundo o relatório da ONU, o Brasil tinha 730 mil pessoas com Aids vivendo no país em 2013.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou a mudança no comportamento sexual do brasileiro nos últimos anos. Em 2004, um em cada cinco entrevistados disse ter tido mais de dez parceiros ao longo da vida (20%). Em 2013, essa proporção era de 43,9%. Na região sudeste, o índice chega quase à metade da população: 49,5%. Ainda que 94% reconheçam que a camisinha é a melhor forma de prevenção, 45% deixaram de usá-la em relações casuais.