Secretaria capacita guias turísticos

Guias participaram de encontro na Urca, onde foi ressaltada a importância do bom desempenho da atividade, para alavancar o setor e trazer mais visitantes para a cidade.

Dezenas de profissionais, guias de turismo de Poços de Caldas, participaram na noite da segunda-feira (27) de um módulo de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.  No encontro, realizado na Urca, foi ressaltada a importância do bom desempenho da atividade, como forma de alavancar o setor e trazer mais visitantes para a cidade.
Na reunião de ontem foram apresentadas esclarecidas dúvidas sobre a função, finalidade e atuação do Circuito Caminhos Gerais, do qual participa Poços de Caldas com outros municípios da região, e do Convention & Vistors Bureau da cidade, que reúne atualmente mais de 70 empresas e instituições da iniciativa privada.
A previsão dos organizadores é que o curso será concluído até novembro deste ano, constando no programa temas sobre a importância do patrimônio cultural e arquitetônico, os recursos naturais, forma de conduzir um grupo, recepção e hospitalidade ao turista. No evento da noite de ontem participaram do papo com os condutores de turistas, a diretora de Turismo, Sylvia Karina, a gestora do Circuito, Francine Fernandes, e a diretora-executiva do Convetion Bureau, Paula Versiani.
No próximo dia 4 de junho, os guias turísticos participarão de uma visita monitorada ao Museu Histórico e Geográfico, programa já experimentado, no final de março, por 30 charreteiros da cidade. “A ida ao Museu é importante, porque a capacitação dos profissionais, que trabalham com turismo abrange, além de temas como ética e cidadania, também termalismo e a história da cidade”, diz a diretora de Turismo.
Karina explicou que o curso realizado pela secretaria se destina a formar condutores de turismo, porque a função de guia turístico necessita de credenciamento junto a Embratur e exige algumas coisas, como nível mínimo de escolaridade. Poços conta com poucos guias credenciados e a maioria está a serviço de agências de viagens.