Secretária de Estado da Cultura faz palestra em Poços na terça

A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, estará em Poços de Caldas na próxima terça, 11, durante o Minas Território da Cultura, programa de interiorização da cultura realizado pelo governo do Estado. O objetivo é a descentralização e regionalização das ações culturais de Minas Gerais valorizando e divulgando a diversidade cultural mineira. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Poços.
A palestra da secretária acontece no Espaço Cultural da Urca, às 10h, e será focada na estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura e as ações e programas de estímulo ao setor, mantidos pelo governo de Minas. O evento é dirigido a gestores municipais de cultura, produtores, instituições culturais e artistas.
Após a palestra, haverá um bate-papo com o filho do escritor Fernando Sabino, Bernando Sabino, sobre a produção cultural de seu pai. À tarde, também no Espaço Cultural da Urca, haverá uma capacitação sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, orientando os produtores locais sobre as mudanças ocorridas recentemente na lei. A palestrante é Sônia Valadares, diretora da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
A programação segue no dia 20 de junho, com uma Rodada do ICMS Cultural e no dia 22, com apresentação de um produto cultural local, a Sinfonia das Águas.
Confira a programação completa abaixo ou no link http://www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura/index.php/2013-05-17-16-55-51
Palestra MINAS Território da Cultura
Palestra sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, bem como sobre as ações e programas de estímulo à cultura mantidos pelo Governo de Minas.
Palestrante: Eliane Parreiras, secretária de Estado de Cultura
Data: 11 de junho
Público-alvo: gestores municipais de cultura, produtores, instituições culturais e artistas
Local: Espaço Cultural da Urca
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº.
Horário: das 10h às 11h30
Informações: Superintendência de Interiorização (31) 3915-2680
TERRITÓRIOS CRIATIVOS
Encontro Marcado com Fernando Sabino
O filho do autor, Bernardo Sabino, relata sua relação com o pai e a relação do pai com as crianças e o mundo da fantasia. Em sua infância, Fernando Sabino narrava, de maneira fantasiosa, o mundo imaginário e simples, criando personagens e identidades secretas com as quais descobria o mundo. Ao longo da vida, reafirmou sua determinação de preservar a criança dentro de si. O autor faleceu em 2004, na cidade do Rio de Janeiro. A seu pedido, seu epitáfio é o seguinte: “Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino”.
Palestrante: Bernardo Sabino.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro
Horário: das 11h30 às 12h30
Informações: Superintendência de Interiorização (31) 3915-2680
TERRITÓRIOS DO SABER
Oficina de Capacitação da Lei Estadual de Cultura
Promovida pela Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, a oficina de capacitação fornecerá informações aos artistas, produtores e agentes culturais sobre os procedimentos de elaboração de projetos a serem apresentados no Edital 2013 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Palestrante: Sônia Valadares, diretora da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Data: 11 de junho
Público-alvo: empreendedores e produtores culturais
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro
Informações: Diretoria da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (31) 3915-2698.
DINÂMICAS TERRITORIAIS
Rodada do ICMS Cultural
A Rodada do ICMS Cultural promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA tem o objetivo de orientar os gestores municipais sobre a importância desse programa do Governo de Minas, de proteção ao patrimônio cultural, que gera repasse financeiro aos municípios. Serão esclarecidas dúvidas sobre as tarefas a serem desenvolvidas e documentadas pelos municípios e sobre os encaminhamentos da documentação a ser entregue ao IEPHA/MG em dezembro.
Data: 20 de junho
Público-alvo: gestores municipais do patrimônio cultural
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro
Horário: das 9h às 17h
Informações: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA (31) 3235-2800
TERRITÓRIOS CRIATIVOS
Sinfonia das Águas
Realizada ao ar livre, a Sinfonia das Águas é um musical diferente, com muitos efeitos especiais, farta iluminação e repertório eclético que inclui mestres eruditos, tangos, trilhas de filmes, clássicos folclóricos, MPB, entre outros. As apresentações são executadas pela Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, acompanhada por outros músicos, cantores e corpo coreográfico do município.
Data: 22 de junho
Público-alvo: público em geral
Local: Parque José Afonso Junqueira
Horário: 21h