Secretaria de Planejamento irá ocupar antiga sede do DMEe

Servidores descartaram cerca de 800 kg de materiais inserviveis, que foram doados a Cooperativa Ação Reciclar

A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente terá nova sede a partir de outubro deste ano. O novo prédio, a antiga sede da DME Energética, localizado à rua Amazonas, 36  irá abrigar o gabinete do secretário e os seus diversos departamentos. Já com vistas à mudança, o titular da Pasta, Edalmo Porto Rangel, realizou uma ação entre os servidores,  de recolhimento de materiais inservíveis, que durou todo o mês de agosto. Como resultado, aproximadamente 800kg de materiais foram separados, entre eles equipamentos eletrônicos, papel e caixas.
Todo o material foi doado à Cooperativa Ação Reciclar na tarde de sexta, 5, na sede do Planejamento, no Complexo Santa Cruz, onde se reuniram os servidores, representantes da cooperativa, o secretário de Planejamento , o prefeito Eloisio do Carmo Lourenço e o vice Nizar El-Khatib.  Na ocasião, o prefeito destacou o trabalho da cooperativa e se disse parceiro, como apoiador das atividades dos catadores. Informou ainda que a Prefeitura está providenciando um novo local para a sede da cooperativa, que em breve terá um novo barracão para atender melhor às necessidades dos cooperados.
De acordo com o secretario de Planejamento, o objetivo da mudança para a nova sede é oferecer um serviço diferenciado à população.  “Acredito que até o final de outubro já estamos na nova sede, com  um novo método de atendimento,de trabalho, com senhas, prazos, com  tecnologia” . Com o objetivo de estabelecer novos canais de comunicação com a população, a  secretaria já criou o e-mail planejamentoresponde@pocosdecaldas.mg.gov.br  .Também no site da Prefeitura, existe uma seção de perguntas e respostas, com as dúvidas mais frequentes da população, como as que se referem ao Habite-se, ao Plano Diretor, poda de árvores e outros.  “Tudo isso, aliado à nova sede, para que a população tenha um melhor atendimento”, destaca Edalmo.
Como fator de motivação, durante o recolhimento dos materiais inservíveis no Planejamento, foi criada uma competição do descarte mais exótico. Concorreram um fax modelo 1998, um aquecedor e uma fita de máquina de escrever elétrica. Também houve um momento da cooperativa, quando Luenia Silva de Oliveria falou sobre o importante trabalho dos catadores no município. “Somos uma empresa que trabalha com o município para preservação do meio ambiente”, definiu a cooperada, solicitando uma maior participação da população na reciclagem do lixo. Hoje, a produção  da cooperativa é de cem toneladas/mês , mas o município  gera 130 ton/dia.
Como fator de motivação, foi criado um concurso dos materiais mais exóticos, entre os servidores