Secretaria de Saúde finaliza segundo ciclo de visitas domiciliares no combate ao Aedes aegypti

FOTO
A equipe da Secretaria de Saúde encerra, nesta sexta-feira (11), o segundo ciclo de visitas domiciliares para combater o mosquito Aedes aegypti, iniciado no dia 15 de fevereiro. Devido à meta de vistorias proposta pela Secretaria de Estado de Saúde, os agentes comunitários de saúde se uniram aos agentes de endemias para cumprir, com sucesso, o trabalho proposto.
Desde janeiro, os ACS passaram por capacitações para atuar também no enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus e aprenderam, inclusive, a realizar a pesquisa entomológica. No primeiro ciclo de visitas, realizado de 4 de janeiro a 13 de fevereiro, os agentes de combate a endemias e comunitários de saúde da Prefeitura de Poços de Caldas realizaram 73.667 visitas a imóveis do município, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, terrenos, etc., superando a meta inicial de 69 mil imóveis visitados, estabelecida pela Governo do Estado.
“Graças a um trabalho integrado, sob a direção da Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunya e Zika Virus, o município conseguiu ultrapassar as metas propostas. Apesar do índice de infestação ser considerado baixo no município, o alerta continua e o trabalho de prevenção não pode parar, já que diversas cidades da região estão com epidemia de dengue, sem contar os riscos da febre chikungunya e do zika virus”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato.
Pontos estratégicos
Além das visitas domiciliares, a Secretaria Municipal de Saúde monitora 58 estabelecimentos classificados como Pontos Estratégicos, que recebem visitas e tratamento periódicos. Pontos Estratégicos são locais onde há concentração de depósitos do tipo preferencial para a desova da fêmea do Aedes aegypti ou especialmente vulneráveis à introdução deste vetor. Entre eles estão prédios públicos, como o Complexo Santa Cruz e o Cemitério da Saudade, e estabelecimentos privados, como borracharias, por exemplo.