Secretaria de Saúde realiza Amamenta Poços

Evento irá incentivar a amamentação na rede pública de saúde

Agosto é o mês da amamentação. Dia 1º foi comemorado no Dia Mundial da Amamentação. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá na terça e na quarta, dias 25 e 26, das 8h à 12h e das 13h às 17h, o  evento Amamenta Poços, voltado aos 300 profissionais da rede pública de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos, agentes de saúde). O evento será na Urca.
 O objetivo é sensibilizar os trabalhadores do SUS Municipal sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da díade mãe-bebê, preparando-os para lidar com o manejo do aleitamento materno nas unidades de saúde, seguindo as diretrizes da Rede Cegonha e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição/PNAN, ambas do Ministério da Saúde.
 A amamentação é um dos cuidados mais importantes para a mulher e seu bebê. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno evita mais de seis milhões de mortes por ano em todo o mundo. Como benefício para o bebê, o leite ajuda a evitar problemas como diarreia, infecção respiratória, e também diminui o risco de alergias, hipertensão, diabetes e a chance de obesidade.
 A OMS e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, com a ajuda de alimentos complementares.