Secretaria de Saúde realiza campanha antitabagismo

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro, orienta o público em campanha anterior

A partir da próxima segunda-feira (26) começa a Semana de Combate ao Tabagismo. Haverá caminhada, teatro nas escolas, palestra e exames. Dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate do Fumo.
A encenação “Tabagismo e outras drogas” será apresentada de segunda a quarta-feira, a partir das 8h30, nas escolas José Mamud Assan e Carmélia de Castro e também na Casa do Caminho.
Na quinta-feira, às 9h, acontece a caminhada “Vamos nos unir contra o tabaco”, com saída na Praça do Museu e chegada no parque municipal Antonio Molinari. No local, haverá atividades físicas, orientações quanto ao câncer de boca, fisioterapia e odontologia. No mesmo dia, haverá também a palestra “Estratégias para deixar de fumar”, às 14h, no Sesc.
E na sexta-feira, último dia da campanha, haverá exames de pressão arterial e glicemia, além de um teste que avalia o grau de dependência ao tabaco e distribuição de folhetos.
A Secretaria de Saúde mantém o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que funciona na rua Paraíba, 150.
A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes, muitas delas são cancerígenas. O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
No Brasil, uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).