Secretaria de Turismo mapeia origem dos turistas

fontanario com Thermas (1)

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, nos meses de março, abril e maio de 2014, deu continuidade à realização da pesquisa de demanda aplicada no Centro de Informações Turísticas (CIT), Teleférico, Balneário Dr. Mário Mourão e Museu Histórico e Geográfico. Nestes meses,  também participaram da pesquisa a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), Carlton Plaza Hotel, Hotel Ibis, Hotel Reis e o Sesc Pousada.
O levantamento aponta que os turistas que visitam a cidade continuam na maioria em casais, cerca de 41%. A permanência dos visitantes se concentra no período de 1 a 3 dias, com o total de 51%. Por 69% ,foi usado o automóvel  como meio de transporte e se hospedaram em hotéis cerca de 67%.  A motivação da visita ficou entre os atrativos histórico-culturais e a tranquilidade/descanso, ambos com 23% cada. Já o item de maior peso na escolha do destino foi a influência de amigos e parentes, que ficou com  40%. O gasto destes turistas ficaram entre  R$801,00 a R$1.600,00 em março e em abril e maio foram de R$401,00 a 800,00. A maioria, 68%, classificou os preços praticados na cidade como adequados.
A origem continua sendo do sudeste (91%), com destaque para as cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Guarulhos e Belo Horizonte.
A amostragem foi de 405 pessoas pesquisadas, sendo: 110 em março, 155 em abril e 140 pessoas em maio. Segundo a Diretora de Turismo, Sylvia Karina Franco, o objetivo deste trabalho é de “ampliar e atualizar os dados existentes sobre o perfil da demanda turística em Poços ,disponibilizando informações que contribuam para o melhor conhecimento do mercado turístico local”.
As pesquisas continuarão sendo realizadas na cidade, visando promover melhor o planejamento e estruturação da promoção turística do município. Para mais informações consulte pelo telefone (35)36972550 o Observatório do Turismo.