Secretaria Municipal de Cultura completa um ano

Preservação das tradições culturais locais é uma das funções da pasta.

A Secretaria Municipal de Cultura completou um ano de atividade. Ela foi criada pelo prefeito Eloisio Lourenço em 9 de abril de 2015 por meio da lei complementar 168. Anteriormente, havia somente um Departamento de Cultura vinculado à Secretaria de Turismo.
O secretário de Cultura, João Alexandre Moura, avalia positivamente o primeiro ano da pasta. Uma das ações está a reformulação da Lei de Incentivo à Cultura. “A Lei Municipal de Incentivo à Cultura passou por reformas e melhorias significativas na captação de recursos. Apesar da crise financeira, as empresas pagadoras do imposto ISSQN vêm apoiando os mais de 40 projetos aprovados no edital 2015/2016”, destaca.
Moura ressalta também como ações importantes a reforma do Teatro da Urca, a implantação da Cabine Literária, melhorias nas bibliotecas, a realização de atividades culturais no Centro e Artes e Esportes Unificado e no Museu, a nova política de editais culturais e o projeto Cultura nas Escolas.
O secretário destaca também o apoio aos artistas locais. “O maior destaque das políticas culturais municipais vem sendo a valorização dos artistas locais com participação em diversos eventos da Prefeitura (Julhofest, Festa Uai, Natal, Ano Novo, Carnaval). Moura menciona ainda a preservação das tradições culturais locais. “Os movimentos tradicionais e de cultura popular vem sendo prestigiados no Encontro de Folia de Reis, na Semana Santa Cultural e na Festa de São Benedito.”
Segundo ele, a manutenção do Conselho de Cultura foi importante para aumentar a participação popular. “O Conselho de Cultura, hoje denominado Conselho Municipal de Política Cultural, de caráter deliberativo, vem auxiliando a secretaria na gestão cultural e participando ativamente das pautas culturais”, avalia. “Recentemente, o Conselho e a secretaria realizaram a Conferência Especial de Cultura, que definirá o Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos”, finaliza.