Secretário garante novo presídio para 2014

Ferraz (à esquerda) informou que a obra na cidade é prioritária e vai ampliar em mil a quantidade de vagas prisionais na

O secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz afirmou durante estada em Poços de Caldas, na última sexta-feira (19), que o novo presídio do município estará pronto até o final de 2014. Ele esteve na cidade, junto com o subsecretário de Administração Prisional Murilo Andrade e foi recebido pelo vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Governo Fernando Posso e o deputado estadual Carlos Mosconi.
Ferraz chegou à cidade no início da tarde a Poços de Caldas e seguiu direto para conhecer a área, de 50 mil m2, onde será construída a nova unidade prisional, na BR-146, acompanhado pelos comandos da Policia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O secretário informou que a obra na cidade, prevista para começar até dezembro deste ano, é prioritária e vai ampliar em mil a quantidade de vagas prisionais na região. O presídio terá capacidade para 306 presos. O governo do Estado vai investir no projeto R$ 13 milhões, com os recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com Ferraz, a unidade prisional do município será construída através de projeto inovador, mais barato e diferenciado, que permitirá ao preso acesso a educação e ao trabalho. O secretário confirmou que a agilidade em construir a unidade foi ressaltada após rebelião ocorrida no presídio local no início do ano passado. Estão na unidade local 275 presos, sendo que a capacidade atual é de 126 detentos.
Citando a questão do menor infrator, Ferraz comentou que no sul de Minas não existe um lugar para internações e as cidades têm sofrido muito com esse problema. O secretário anunciou para breve a criação de duas unidades na região, sendo uma delas em Poços de Caldas para abrigar adolescentes que praticam crimes.
Lei seca
Poços de Caldas receberá um kit e viaturas para realizar operações da Lei Seca. Ferraz comentou que a intenção é oferecer meios para uma melhor fiscalização no trânsito, com o objetivo de reduzir mortes provocadas por pessoas embriagadas ao volante.
O secretário Fernando Posso aproveitou a presença do secretário e propôs parceria com o governo de Minas, visando a melhoraria a segurança no município. A intenção é ampliar e modernizar o sistema de monitoramento, com a compra de mais câmeras e colocação de radares em locais de maior incidência de delitos.
Ferraz apoiou a iniciativa e vai encaminhar a questão junto aos órgãos responsáveis do governo. O secretário anunciou, também, a compra de dez viaturas para a patrulha rural, que serão utilizadas nas cidades de Poços, Guaxupé, Andradas e mais outros sete municípios da região. “Isso se faz necessário porque os crimes desse tipo estão crescendo muito neste setor do estado.”

Leg. O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, foi recebido pelo vice-prefeito, Nizar El Khatib, o secretário de Governo, Fernando Posso, e o deputado estadual, Carlos Mosconi

Leg. Ferraz informou que a obra na cidade, prevista para começar até dezembro deste ano, é prioritária e vai ampliar em mil a quantidade de vagas prisionais na