Secretário de Estado participa da Conferência Regional de Assistência Social

Participaram da conferência representantes de 54 municípios das regiões sul e sudoeste do estado

O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), André Quintão, participou da abertura da Conferência Regional de Assistência Social, realizada durante todo o dia desta terça-feira (22), no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas. Participaram do evento representantes de 54 municípios das regiões sul e sudoeste do estado.
A 15ª conferência do ano foi organizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). O tema desta edição é ‘O desafio da regionalização na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Minas Gerais’. Estiveram no encontro usuários, trabalhadores, representantes de entidades e gestores do órgão assistencial.
Também participaram do evento, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a presidente do Ceas, Maria Alves de Souza, a secretária municipal de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, e a presidente da Câmara Municipal, Regina Cioffi.
A conferência aprovou 12 propostas que vão integrar o Plano Decenal de Assistência Social do Estado. Também foram eleitos no encontro 72 delegados que representarão as regiões na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que vai acontecer de 26 a 29 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte.
Maria Alves destacou que a regionalização, a organização dos trabalhadores e dos usuários do sistema são pontos prioritários nas conferências regionais. A presidente do Ceas informa, ainda, que é preciso entender as diversidades regionais e aumentar a participação da população em questões ‘transversais’ que tratam de raça, gênero, também do idoso, do jovem e da realidade dos povos indígenas e quilombolas.
Quintão disse que há muito a ser feito, porém, reconheceu que em dez anos de Suas, foram grandes os avanços para a população mais vulnerável. O secretário citou as políticas afirmativas do governo e alguns programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que possibilitaram a milhões de pessoas o direito de ir escola e se alimentar. “A prioridade da conferência é fortalecer iniciativas que apontam para o crescimento regional”, ressaltou.
Eloísio disse que o município tem apoiado o pequeno produtor rural e fortalecido a agricultura familiar. Segundo o prefeito, isso foi possível com maior aproximação da comunidade, para saber minúcias do problema. Na avaliação dele, muitas pessoas que precisam de assistência é porque não tiveram oportunidade na vida.”?Nesse sentido, precisamos articular melhor as políticas de assistência social na região e buscar mais recursos financeiros para investimentos no setor.
Participantes
Participaram da conferência regional, representantes dos municípios: Albertina, Alpinópolis, Andradas, Arceburgo, Bandeira do Sul, Bom Jesus da Penha, Bom Repouso, Borda da Mata, Botelhos, Bueno Brandão, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição da Aparecida, Congonhal, Delfinópolis, Divisa Nova, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Ipuiuna, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Jacutinga, Juruaia, Monte Belo, Monte de Santo em Minas, Monte Sião, Munhoz, Muzambinho, Nova Resende, Ouro Fino, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, Santa Rita de Caldas, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Senador Amaral, Senador José Bento, Serrania, Tocos do Moji, Toledo.