Semana dos Museus tem exposição sobre folclore sulmineiro

Exposição “Faces do folclore sulmineiro” faz parte da programação

Exposição “Faces do folclore sulmineiro” traz fotos do jornalista Juliano Borges

A 14ª Semana de Museus acontece entre os dias 16 e 22 de maio, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional do Museu, 18 de maio. O tema escolhido para 2016, “Museus e paisagens culturais”, vem com a proposta de reforçar o papel sociocultural dos museus.

Este ano, 1.236 museus e instituições de todo o país oferecerão ao público mais de 3700 atividades especiais. Em Poços, o Museu Histórico e Geográfico antecipa a programação e apresenta até o dia 30 a exposição fotográfica “Faces do folclore sulmineiro”, do fotojornalista Juliano Borges.

Oficina

No dia 18, a arte-educadora Daniela Alvisi promove a oficina “A paisagem cultural de uma cidade sulfurosa: um passeio iconográfico”, que capta o olhar sobre o patrimônio artístico e urbanístico que marcam a história do povo poços-caldense. O horário é das 14h30 às 16h30. Tanto a oficina quanto a mostra fotográfica foram selecionados por meio do edital da Semana de Museus, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Além da programação local, a pedagoga do Museu, Sônia Sanches, participa no dia 10 da 8ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Museu da Memória e Patrimônio da Unifal, em Alfenas (MG). A mesa redonda terá como foco museus, patrimônios e paisagens culturais no Sul de Minas Gerais.

O Museu Histórico e Geográfico funciona de terça a sábado, das 12h às 18h, e no domingo, das 8h às 14h. No dia 13, feriado local, e no dia 26, dia de Corpus Christi, o museu não abre. No dia 27, haverá apresentação do Grupo Chorinho Sulfuroso com Danilo Schultz como convidado, às 16h. Outras informações: 3697-2197.