Semana lembra vida e obra de Pedro Sanches

Centenário da morte do médico pioneiro é comemorado

Médico, político, escritor, visionário. Estes e outros aspectos da vida do dr. Pedro Sanches, o primeiro médico de Poços de Caldas e que dá nome à principal praça da cidade,  podem ser conhecidos ou relembrados na Semana Pedro Sanches, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e a Divisão  de Patrimônio  Construído e Tombamento.
A Semana teve início na segunda, 27, data do centenário de morte do dr. Pedro Sanches, com homenagens ao médico, na estátua localizada ao lado do Palace Hotel. Parentes do homenageado, inclusive seus bisnetos  Vera Lucia Vaz Guimarães Junqueira e Carlos Eduardo Sales Vaz Guimarães, que relembraram fatos contados pelos avós sobre a  grande figura do dr. Pedro Sanches. Participaram ainda da homenagem o prefeito Eloisio do Carmo Lourenço e a primeira-dama Claudia Lourenço, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Turismo, Geraldo Rômulo Vilela Filho, equipe de coordenação da Semana e demais familiares do homenageado. Ao final, foi descerrada uma placa em homenagem ao centenário de morte e foi colocada uma coroa de flores sob a estátua, por representantes da família.
Logo após, nas Thermas Antonio Carlos, foi lançado o jornal “O Patrimônio”, publicação editada pela Divisão de Patrimônio  Construído e Tombamento, da Secretaria Municipal de Planejamento. Após pronunciamento do historiador Roberto Teresiano, de Leticia Siqueira Loiola, da Divisão de Patrimônio, e da diretora das Thermas e pesquisadora, Jussara Marichi, o professor de antropologia Stelio Marras, discorreu sobre o tema  “O Herói e suas Circunstâncias”, sobre a vida do dr. Pedro Sanches.
Nesta quarta, 29, acontece, às 15h , a mesa redonda “A Água e sua Função Terapêutica no Corpo Humano”, por fisioterapeutas das Thermas Antonio Carlos. O evento acontece no auditório do balneário.
Para saber mais sobre o homenageado, duas exposições poderão ser visitadas, que discorrem sobre a história do médico, que se confunde com os primórdios da história de Poços de Caldas. Uma delas é nas Thermas, que resume  a vida do médico em seis banners, com diversas abordagens: o político, o sonhador, o homem, viagem à Europa, o crenólogo, o médico.
Já no Museu Histórico e Geográfico, os objetos pertencentes ao dr. Pedro Sanches e que já fazem parte do acervo, como a maleta, a bengala, a escrivaninha e manuscritos, terão destaque especial. Visitas monitoradas serão realizadas, a partir do dia 8 de maio, todas as sextas-feiras, às 13h30, com saída das Thermas Antônio Carlos, passando pelo Parque José Affonso Junqueira, até o Museu Histórico e Geográfico. Escolas podem agendar pelo telefone 3697-2317 .