Servidores participam de capacitação sobre sistema de convênios do Governo Federal

Técnicos da Caixa coordenaram o treinamento

Dentro da proposta de capacitação dos servidores públicos municipais, foi realizada, nesta sexta-feira (12), uma capacitação sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), em parceria com a Caixa Econômica Federal.
O encontro, realizado nos períodos da manhã e da tarde, na Autarquia Municipal de Ensino, contou com a participação de aproximadamente 40 servidores de todas as secretarias municipais. O objetivo foi esclarecer as dúvidas e demonstrar as maneiras corretas de operacionalização do sistema.
O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) é uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. Esse repasse acontece por meio de contratos e convênios destinados à execução de programas, projetos e ações.
“Todo e qualquer convênio ou contrato de repasse hoje tem de passar pelo Siconv. Além de agregar os dados, o sistema visa à transparência na aplicação dos recursos públicos, já que qualquer cidadão pode entrar no Siconv e consultar os dados referentes a contratos e convênios de qualquer município do Brasil”, explicou o supervisor de filial da Caixa, Cléber Roberval Salvador Oliveira.
Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou que a clareza de procedimentos é fundamental para o desenvolvimento de projetos no município, já que todos os recursos do Governo Federal são repassados por meio do Siconv. Eloísio também agradeceu a presença e a disponibilidade dos servidores da Prefeitura e ressaltou a importância da parceria com a Caixa, através de termo de cooperação técnica. “Estando mais próximos, começamos a acertar mais”, enfatizou.
Pela Caixa, também participaram da capacitação, os coordenadores de filial, Rogério Antônio Silva e Gilmar Geraldo da Silva e o supervisor de filial, Fernando Costa.

Aproximadamente 40 servidores participaram da capacitação