Shakespeare mambembe é atração teatral na Urca nesta sexta

A sessão noturna é aberta ao pública

O famoso dramaturgo inglês estará em cartaz em Poços nesta sexta! Ele vem por meio da peça ‘Sheikispir na Burundanga’, vencedora do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O dramaturgo inglês serve de inspiração para a Companhia de Atores , formada por poços-caldenses, e que criou um texto a partir da fusão de clássicos, como Romeu e Julieta, e Hamlet. A peça será encenada às 15h, apenas para alunos de escolas do município e, à noite, a sessão é aberta ao público em geral. A entrada é gratuita.

A peça foi apresentada durante o Julhofest deste ano, com grande sucesso de público e volta agora para encantar a todos com a história da companhia de atores Burundanga, cuja diretora, Balbina, resolve sofisticar o repertório para impressionar o elenco e o público. Então lê partes de peças de Shakespeare e de um livro de história do teatro e, de forma ingênua, sem deixar a poesia de lado, mistura Romeu e Julieta com Hamlet e utiliza, como na época em que foram escritas, apenas atores homens na montagem.

A atriz Maria Frozino, fica indignada, pede demissão e volta travestida de ator para a montagem de “Os Crássicos de Sheikispir”. Muitas idas e vindas que irão divertir o público presente.

As apresentações fazem parte do projeto “Cultura nas Escolas”, que já levou apresentações de música clássica a diversas unidades escolares no início do ano e agora pretende levar os estudantes para dentro do Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. Até o final do ano, haverá apresentações teatrais nas escolas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e pretende promover o acesso à arte e à cultura para o público escolar.

Para a sessão da tarde, nesta sexta, se houver outras escolas interessadas , é necessário o contato com a Secult para confirmação do número de pessoas, pelo fone 3697-2389.

Ditadura Militar

Outra peça, desta vez dirigida aos alunos do Ensino Médio, será encenada na próxima quarta, 16, nos mesmos moldes. A peça é “Liberdade, Liberdade”, da Cia. De Teatro Concius Dementia, com sessões às 15h e às 20h.

Também vencedora do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, a peça aborda os tempos de Ditadura Militar no Brasil. Foi escrita por Millôr Fernandes e Flávio Rangel, em 1965, durante o período de Ditadura Militar, e é um marco na história teatral do Brasil por ter sido o texto de maior sucesso do teatro de protesto ou de resistência.

Inclusão

As apresentações teatrais lançam em Poços, em caráter experimental, o projeto de acessibilidade no teatro, desenvolvido pela Secult. Alunos das escolas Tarso de Coimbra, Apae e Hellen Keller viverão experiências sensoriais, que os transportarão para a peça, numa vivência diferenciada dentro do teatro. Haverá ainda tradução simultânea na linguagem de Libras.