Sinfonia das Águas encerra temporada com recorde de público

A Sinfonia das Águas teve sua última apresentação no sábado (21). Na despedida de 2013, o espetáculo bateu recorde de público no ano, com todos os quatro mil lugares disponíveis ocupados pelo público pagante. As alamedas do parque José Affonso Junqueira, em torno da arena de espetáculo, também ficaram totalmente tomadas, formando “um mar de gente” que assistiu, por cerca de duas horas, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, sob as regências dos maestros Agenor Ribeiro Netto e José Roardo Bernardo.
São sete anos de apresentações da Sinfonia das Águas. Iniciado em novembro de 2006, o espetáculo já foi assistido por mais de 240 mil pessoas, segundo cálculos dos organizadores e produtores do evento. Só em 2013, foram cinco espetáculos, com início em abril.
Pela primeira vez, o financiamento da Sinfonia das Águas não saiu dos cofres da Prefeitura. Na atual temporada, a atração conseguiu diversos patrocinadores, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A última apresentação, neste final de semana, foi realizada com recursos da DME Distribuição, órgão também mantenedor da Orquestra Sinfônica durante o ano.
Prestigiaram a Sinfonia das Águas, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice Nizar El Khatib e a primeira-dama Cláudia Lourenço. O evento, que pertence à agenda da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, já se firmou como um grande atrativo artístico-cultural e turístico da cidade e demonstra fôlego para a realização de mais temporadas. A prova disso é que, na edição do último sábado, quase a totalidade dos ingressos foi vendida antecipadamente, sendo a maioria para turistas.
Espetáculo
Como tradicionalmente, a Sinfonia das Águas misturou estilos musicais, com peças eruditas, folclore e canções populares, tudo acompanhado de números coreográficos. A edição resgatou alguns núcleos de formação artística importantes do município, como a participação de alunos (instrumental e canto-coral) da rede pública de ensino, numa parceria com o Conservatório Musical Antonio Ferrucio Viviani. No encerramento, a Orquestra Sinfônica executou números com a participação das bandas da Polícia Militar, dos batalhões de Poços de Caldas e Pouso Alegre.