Sinfonia das Águas lembra 50 anos do golpe militar

Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, composta por 70 músicos, emocionou o público

A Sinfonia das Águas completou 48 apresentações no último sábado (29), no parque José Affonso Junqueira. O espetáculo, ao ar livre, que tem como destaque a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, emocionou o público presente ao relembrar o golpe militar de 1964, que completa 50 anos nesta segunda-feira (31).
Com as regências dos maestros Agenor Ribeiro Netto e José Roardo, a Sinfônica Municipal executou “Pra não dizer que não falei das flores”, canção do compositor Geraldo Vandré, que se tornou o hino da resistência dos grupos que combateram o regime militar. Bem interpretada pelo cantor Zé Alexandre, a música tomou de emoção o público presente ao parque, que formou um coro uníssono com milhares de vozes, ao mesmo tempo em que erguiam velas acesas.
A Sinfonia das Águas reuniu mais de 240 mil pessoas em oito anos de apresentações, conforme dados da organização do evento. Dessa forma, ainda de acordo com os promotores do espetáculo, a atração se coloca entra as maiores do país, em se tratando exibições artísticas ao ar livre em cartaz atualmente. Para 2014 estão previstas mais três edições: 24 de maio, 9 de agosto e 27 de setembro.
A Sinfonia das Águas mais uma vez lotou o parque José Affonso Junqueira e a maioria do público presente também era de turista. O evento terá todas as apresentações deste ano financiadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A Orquestra Sinfônica é mantida pelo DME – Distribuidora.
REPERTÓRIO
O repertorio da Sinfonia das Águas contou com diversos e variados blocos musicais. A orquestra executou clássicos eruditos de autores, como o francês Bizet, e sucessos internacionais e da MPB. Também foram apresentados clássicos do cancioneiro dos EUA, França, Itália, Inglaterra, Argentina etc. As regiões brasileiras também foram homenageadas com temas que lembraram as tradições dos pampas, do Nordeste, Norte e Sudeste. O espetáculo foi encerrado com “Aquarela Brasileira”, de Ary Barroso, que contou com a participação da Escola de Samba Saci Pô, campeã do Carnaval de 2014 em Poços de Caldas.