SUS tem mais 11 médicos atuando nos PSFs

Reunião no gabinete do prefeito anunciou a contratação de médicos e enfermeiros através do Programa de Valorização da Atenção Básica

As unidades locais do Programa Saúde da Família já contam com o reforço de 11 médicos, contratados através do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), que faz parte do programa Mais Médicos do Governo Federal.
A novidade foi anunciada pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, na tarde de hoje (5), durante uma reunião na Prefeitura com presença do vice-prefeito Nizar El-Khatib, da secretária municipal de Saúde, Aparecida Pimenta, do presidente da Câmara, Paulo Tadeu, e dos vereadores Joaquim Alves, Rogério Carrilo e Rogério Andrade.
Os médicos, recém-formados, vindos de Alfenas, Belo Horizonte, Pouso Alegre e Londrina (PR), começam a atender nesta sexta-feira (6) nos PSFs das zonas leste e sul. Ontem, eles iniciaram um curso de especialização em Saúde da Família. Com a inserção do novos profissionais, o Governo Federal irá repassar ao município R$ 1,32 milhão a mais para manutenção do Programa Saúde da Família.
Agora, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 35 médicos nas Unidades de Saúde da Família. “É um grande conquista para nossa cidade, que vai melhorar o atendimento de saúde local”, avaliou o prefeito. Poços possui 28 equipes de Saúde da Família.
Saúde Escolar
Além dos médicos, cinco enfermeiras, também do Provab, irão atuar no Programa de Saúde Escolar, auxiliando nos atendimentos oftalmológico e odontológico. “Estamos fazendo uma priorização de crianças de regiões mais vulneráveis, mas todas elas estão integradas ao programa de atendimento”, disse a secretária de Saúde.