Turismo irá selecionar jovens para estágio

Na tarde da última segunda, 27, alunos do 1º ano do Ensino Médio da  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Parque das Nações, foram apresentados ao Programa de Estágio que a Secretaria Municipal de Turismo irá desenvolver, em parceria com o Circuito Turístico Caminhos Gerais, dentro do Projeto “Reinventando o Ensino Médio”, do Governo de Minas.
O projeto visa diminuir a evasão escolar e  proporcionar a interação dos alunos com o mercado de trabalho, oferecendo cursos nas áreas de empreendedorismo, informática e turismo. No dia 27, foi o primeiro contato com a Secretaria de Turismo. A diretora Sylvia Karina, as turismólogas Gabriela Martins e Carolina Caponi e a gestora do Circuito Turístico Caminhos Gerais, Francine Fernandes, explicaram aos alunos como irá funcionar a capacitação e a seleção de seis estagiários que irão atuar na Secretaria.
“A cidade tem vocação turística e precisa de profissionais qualificados. Além da teoria vista em sala de aula, os alunos vivenciarão práticas de planejamento e execução das atividades propostas no programa de estágio”, destaca a diretora Sylvia Karina.
A coordenadora do projeto na escola, Juliana Câmpoli destaca as vantagens. “Esta experiência é muito importante porque eles já saem daqui com um significado a mais, já vão sair encaminhados para o mercado de trabalho. O aluno  se forma com um vasto conteúdo na área que escolheu, um diferencial a mais na disputa por uma vaga.”
Para que o projeto seja efetivado, existe a necessidade do apadrinhamento dos alunos. O custo por aluno será de R$ 450,00 para cobrir despesas com transporte e seguro, para um período de seis meses. O apadrinhamento é feito em parcela única e pode ser realizado por pessoa física ou empresa, com o nome sendo divulgado nas ações do projeto (caso o padrinho assim desejar). Os interessados podem entrar em contato com a Associação Circuito Turístico Caminhos Gerais pelo 3722-7890 ou pelo telefone da escola 8843-8140 (Juliana Câmpoli).
A previsão é que os estudantes iniciem o estágio em junho e concluam em dezembro, folgando em julho, período de férias escolares. Entre as ações previstas está a atualização de inventários turísticos dos municípios que compõem o Circuito Caminhos Gerais,  elaboração de roteiros regionais, criação de um guia turístico de Poços, levantamento e atualização dos atrativos locais e confecção de uma revista sobre o turismo em Poços de Caldas.