Vice-prefeito fala sobre Islamismo no Caic

Nizar El-Khatib falou para alunos de sétima série, durante encerramento de projeto

O vice-prefeito Nizar El-Khatib esteve, na manhã de quarta, 1º, no Caic Professor Arino Ferreira Pinto, na região sul da cidade, ministrando palestra sobre o Islamismo. O público, atento, foi formado por alunos da sétima série, que desenvolveram pesquisas sobre o tema durante o mês de março.
“Agora estamos fazendo o fechamento deste projeto sobre o Islamismo, com apresentação das pesquisas realizadas e também com a presença do vice-prefeito, que  irá enriquecer o aprendizado com esta palestra”, informa a professora de História Sandra Masini, responsável pelo projeto na escola, coordenada pela diretora Maria Ligia Podestá e sua vice, Gleice Luz.
A palestra foi dividida em três etapas, consistindo em geopolítica, cultura árabe e islamismo. “Achei espetacular a iniciativa de mostrar um pouco da história do oriente. Principalmente no momento em que vivemos, quando a maioria das noticias sobre o povo do oriente médio é deturpada. Existem muitos interesses políticos e econômicos naquela região, principalmente pela questão do petróleo, então há o interesse de divulgar noticias distorcidas, em favor da dominação daquele povo”, informa Nizar. A música, a culinária e a dança  foram outros aspectos estudados pelos alunos e que foram demonstrados também na palestra do vice-prefeito.
De acordo com a professora Sandra, a troca de informações na sala de aula foi muito gratificante durante o projeto. “Nós tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas,  em questões abordadas sobre se todo muçulmano é fundamentalista, é radical ou terrorista; e outras coisas que os alunos têm visto na mídia. O conhecimento traz o respeito a todas as culturas e isso deixa a todos mais tolerantes. Essa é a grande lição deste projeto”, conclui a professora.
A palestra foi prestigiada também por representantes da Policia Militar, Capitão Benjamim, Capitão Abdala e Tenente Edvaldo, que atuam na região sul da cidade e, de acordo com a diretora Ligia Podestá, têm realizado um trabalho incisivo dentro do Caic.