Vice-prefeito visita instalações da ThyssenKrupp

Vice-prefeito acompanhou processo de fabricação do eixo de comando de válvula acoplado ao cabeçote do motor

Na última terça-feira (13), o vice-prefeito Nizar El-Khatib visitou a empresa ThyssenKrupp Valvetrain, onde conheceu o processo de fabricação da unidade que está em fase final de instalação no Distrito Industrial (DI) de Poços de Caldas. O vice-prefeito acompanhou, através de um evento-teste, a tecnologia que será utilizada na produção de um item exclusivo para a montadora alemã Volkswagen: o eixo de comando de válvula acoplado ao cabeçote do motor.
“É impressionante a agilidade que estão sendo levantadas as empresas aqui no DI, que, até 2013, era um local utilizado apenas para a realização de provas de rally. Hoje, após o investimento em infraestrutura e a captação de empresas, a prefeitura está conseguindo desenvolver a área e criar empregos para a população. A Thyssen, por exemplo, deve gerar, inicialmente, mais de 100 postos de trabalhos diretos”, disse Nizar El-Khatib.
Segundo o engenheiro de processos da ThyssenKrupp, Lucas de Oliveira Viana, o projeto desenvolvido em Poços de Caldas é muito importante para a empresa. “Estamos atendendo um cliente local com uma tecnologia nova. A gente traz para Poços de Caldas o que há de mais moderno em tecnologia de produção de eixo de comando de válvula. É a primeira unidade brasileira da Valvetrain, que é um ramo de negócio da Tyssen que cresce no mundo todo”, destaca.
O engenheiro de produção da empresa agradeceu a receptividade encontrada no município. “A Prefeitura nos acolheu desde o início, nos ajudou em tudo que precisamos e nos possibilitou que atingíssemos este projeto em tempo muito curto, atendendo o prazo de nossos clientes. Em contrapartida, a empresa também traz benefícios, pois tem o que é de mais moderno em tecnologia de automação, o que exige nível de conhecimento mais alto e traz bons empregos. Além disso, a fábrica nasce com boa perspectiva de futuro. Hoje temos um cliente no Brasil e há potencial para diversos outros, como já fazemos fora daqui. A Valvetrain já atende grandes montadoras da Europa e dos EUA e esperamos que isso se repita no Brasil”, completa Viana.
A visita à fábrica foi acompanhada pelo gerente responsável pela planta de Poços de Caldas, Sven Sitte.
Thyssenkrupp
A unidade da ThyssenKrupp Valvetrain, subsidiária da Thyssenkrupp Presta Camshafts, empresa do grupo na área de componentes automotivos, será a primeira no Brasil a produzir conjuntos integrados de tampa do cabeçote do motor com eixos comando de válvula. Duas estão na China e outra na Alemanha. Atualmente, essas peças são importadas. A unidade brasileira terá capacidade para produzir um milhão de módulos por ano.
Segundo a empresa, a montagem de eixos de comando de válvula será um processo inédito no Brasil. Será possível integrar o eixo de comando de válvula diretamente na tampa do cabeçote do cilindro. Isso representa uma redução de até 40% no peso do conjunto, além de uma montagem mais simples e eficiente. Mais leve e com melhores condições de lubrificação, o motor diminui o consumo de combustível e reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera.