Visita técnica mostra café, cachaça e culinária em roteiro rural

Passeio prosseguiu por todo o dia, seguindo até o distrito de Palmeiral, em Botelhos, e o grupo ainda pôde conhecer um sítio, exemplo das pequenas propriedades rurais

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizou uma visita técnica à zona rural de Poços de Caldas, no último sábado (8), tendo como base o Roteiro Rural Poços-Palmeiral, previamente decidido em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Circuito Turístico Caminhos Gerais. O passeio incluiu caminhadas por belas paisagens, visitas a fazendas centenárias de café, pequenos sítios produtores, alambiques e restaurantes de comida típica.
A caravana teve participação de hoteleiros, jornalistas, turismólogos e profissionais de turismo. A primeira parada foi na Fazenda Cachoeirinha, um empreendimento rural muito antigo, que traz à memória cafeeira e momentos marcantes da história dos dois municípios. No local é produzido um dos melhores cafés de Minas Gerais, exportado para importantes mercados no mundo.
O passeio prosseguiu por todo o dia, seguindo até o distrito de Palmeiral, em Botelhos. O grupo ainda pôde conhecer um sítio, exemplo das pequenas propriedades rurais, também experimentou a verdadeira cachaça mineira, no alambique Âmago da Tradição, e saboreou a tradicional comida caseira regional, no Restaurante Capitão do Lago.
A diretora de Turismo Sylvia Karina informou que o pacote é o primeiro em caráter regional e contempla a característica do programa, que é levar turistas à zona rural e ajudar as pessoas de pequenas e grandes propriedades a comercializar produtos alimentícios caseiros, agrícolas e artesanatos, muitas coisas que já são produzidas e que, agora, poderão ter uma demanda maior de consumidores.
Sylvia comentou, ainda, que o roteiro será divulgado através de fôlderes confeccionados com a colaboração da secretaria e do Circuito Caminhos Gerais. De acordo com ela, as despesas ficarão por conta dos próprios empresários parceiros do projeto. A comercialização dos pacotes ficará a cargo da agência poços-caldense Sul Minas Tur. “À Prefeitura cabe fomentar ideias e apoiar projetos, deixando que a iniciativa privada assuma o comando das operações”, ressaltou.