Workshop traz ideias para o Plano Diretor de Turismo

O programa do workshop, realizado na Urca, tem a coordenação da turismóloga, Simone Scorsato, também consultora da Unesco

A realidade do turismo local está sendo avaliada em um workshop, que traz com o tema: “Poços de Caldas, que destino é esse?”. O evento, realizado no Espaço Cultural da Urca, teve início na manhã de ontem (27) com a participação de profissionais, empresários, entidades e demais órgãos e grupos envolvidos com a atividade, que estão debatendo ideias e estratégias para a elaboração do Plano Diretor de Turismo do município.
O workshop termina amanhã, com atividades também em dois períodos. No primeiro dia, o evento contou com a participação do vice-prefeito Nizar El Khatib e do secretário de Turismo e Cultura, Rômulo Vilela. Também estiveram presentes os secretários de Esportes, Albert Mareca, e de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Reis, entre outros.
O programa do workshop é coordenado pela turismóloga Simone Scorsato, consultora da Unesco, em projeto de desenvolvimento e fomento de políticas para o turismo cultural. De acordo com ela, o resultado prático do encontro em Poços se dará através das observações do próprio grupo, que buscará nas experiências vividas elementos que permitam identificar ações prioritárias para organizar e desenvolver a vocação do turismo local de forma sustentável.
Simone, que possui mais de 15 anos de experiência na atuação público-privada, entende também como necessária a participação do empresariado no processo de desenvolvimento do turismo local. A turismóloga observa o mesmo em relação ao setor público e lembra que as parcerias são bem-vindas, mas, concorda que os limites devem ficar bem claros, quanto à atuação de cada um, para que nenhum tenha a responsabilidade subtraída.
Para ela, entender qual a imagem que o turista tem sobre Poços de Caldas é importante e ajuda a identificar ações que, se bem realizadas, vão melhorar pontos importantes, como recepção, hospitalidade e infraestrutura dos serviços prestados. Isso, segundo ela, auxilia até mesmo no posicionamento do destino em relação a outros locais concorrentes.