“Zé Santana” recebe homenagem do município pelos 100 anos de vida

O prefeito Paulo César Silva prestou, na tarde desta segunda-feira (14), homenagem ao senhor José Pedro de Oliveira, conhecido como Zé Santana, que completará 100 anos no próximo sábado, dia 19 de maio.
Filho de Pedro Quirino de Souza e Maria Jacinta de Oliveira, José Pedro de Oliveira nasceu no município de Caldas/MG, em 19/05/1912. Aos dez anos, iniciou sua trajetória como integrante de Companhia de Reis, tornando-se mestre já aos 17 anos. Veio para Poços de Caldas com 20 anos, onde solidificou sua Cia. de Reis José Santana.
O trabalhador rural casou-se em 26/11/1932, com Floriana Maria de Freitas, e teve 13 filhos, dos quais cinco estão vivos. Tem 23 netos, 40 bisnetos e dez tetranetos. Lúcido e com boa saúde, Zé Santana recebeu placa comemorativa das mãos do prefeito Paulo César Silva e ganhou bolo de aniversário com direito a velinhas de 100 anos.
Acompanhado da filha caçula, Maria Concebida de Oliveira, e da neta, Elaine Zanetti Muniz, ele deu a receita da longevidade: “basta Deus querer!”, disse, pedindo bênçãos para todos os presentes. Até o ano passado, o mestre da Cia. de Reis visitou a cidade de Aparecida/SP, onde está localizado o Santuário Nacional de Aparecida, pelo menos uma vez ao ano.
O prefeito aproveitou para destacar a importância do homenageado para a cultura de Poços de Caldas. “É um exemplo de vida para todos nós, não só pelos cem anos de vida com lucidez e sabedoria, como também pela sua contribuição à cultura do povo poços-caldense. Só temos que desejar muita saúde”, celebrou.