Dia Internacional de Combate às Drogas é marcado por ações do COAD

concurso drogas (9)

Evento contou com palestra da coordenadora do CAPS, Stela Marys Rodrigues

Nesta terça-feira, 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COAD) promoveram uma série de ações dentro do 1º Concurso Estudantil Publicitário de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas, no Espaço Cultural da Urca.

Durante todo o dia, educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino participam de capacitação com o tema “Drogas: suas implicações no cotidiano escolar”, com palestra da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Stela Marys Baldon Rodrigues, que também é integrante do COAD. No período da manhã, ela falou sobre os motivos que podem levar ao uso de drogas, bem como aspectos biológicos e sociais relativos à dependência química.

Além disso, houve a apresentação do projeto desenvolvido na E.M. Vitalina Rossi, pela professora de Língua Portuguesa, Valéria dos Santos Rego Silva. Durante o mês de maio e parte de junho, todos os professores do 6º ao 9º anos trabalharam o tema com os alunos em sala de aula. Ao todo, participaram do projeto 250 estudantes, que utilizaram pinturas e outras técnicas, como metais, borra de café e sucatas, para ressignificar o conteúdo abordado. Alguns trabalhos, que simulam fisionomias de usuários de drogas, integram a exposição promovida pelo concurso do Coad, na Urca.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Ana Paula Silveira Corrêa, destaca que o concurso visa auxiliar o Coad, trazendo resultados em duas frentes de trabalho. “Teremos material de qualidade com informações sobre o tema drogas, ao mesmo tempo em que incentivamos a mobilização de jovens e adolescentes das instituições de ensino de Poços de Caldas”, ressalta.

Concurso
A Prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COAD – lançaram o 1º Concurso Estudantil Publicitário de Poços de Caldas de combate e prevenção ao uso de drogas.

A iniciativa tem a finalidade de envolver as instituições de ensino de Poços com a temática, proporcionando a participação dos jovens e adolescentes na criação e divulgação de informações de utilidade pública que fortaleçam o trabalho em relação às drogas.

O concurso é destinado aos estudantes matriculados nas instituições de ensino de Poços, em três categorias. A Categoria 1 diz respeito ao Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano; já na Categoria 2 podem concorrer alunos do Ensino Médio e/ou Técnico, nas subcategorias “Desenhos/pinturas/artes manuais” e “Curta Metragem”. A Categoria 3 é voltada para a Educação Superior, nas subcategorias “Artigos Científicos ou Projetos de Extensão” e “Mini campanha publicitária”.

A premiação do 1º Concurso Estudantil Publicitário de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas também consta da programação desta terça-feira, Dia Internacional de Combate às Drogas, no Teatro Benigno Gaiga, além da abertura da exposição de trabalhos feitos por estudantes da rede municipal. A mostra permanecerá no Espaço Cultural da Urca até o dia 2 de julho.

Participaram do concurso as seguintes instituições de ensino: escolas municipais José Raphael dos Santos Netto e Vitalina Rossi e as escolas estaduais Francisco Escobar, Arlindo Pereira, João Eugênio de Almeida e José Castro de Araújo, PUC Poços e Faculdade Pitágoras.

Os patrocinadores do evento são: Etapa Empreendimentos Imobiliários, Etapa Concreto Terraplenagem e Pavimentação e ACIA Poços de Caldas, com realização da Prefeitura e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COAD).