CEI Arco-íris, no Santa Augusta, é revitalizado e passa a contar com sala de recursos, que será polo regional

“Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor” (Depende de nós, Ivan Lins)

No que depender das crianças do Centro de Educação Infantil Arco-íris este mundo ainda tem jeito! Com a canção de Ivan Lins, os pequeninos abrilhantaram a cerimônia de entrega oficial das obras de revitalização da unidade, localizada no bairro Santa Augusta, na tarde desta sexta-feira (26).

Embora o prédio tenha sido construído especialmente para receber a unidade de Educação Infantil, o espaço vinha apresentando deteriorações comuns com o passar do tempo. Uma das grandes necessidades era a troca do telhado, que foi realizada dentro das intervenções, assim como a troca do piso. A revitalização também contemplou a pintura interna e externa, além da construção de uma sala de recursos, que será polo da região.

O prefeito Sérgio Azevedo destacou que a entrega concretiza o compromisso assumido com a comunidade escolar. “Com a revitalização, o prédio está à altura do trabalho de excelência desenvolvido pela equipe do CEI Arco-íris, que é referência em educação infantil no município, lugar de muito aprendizado e carinho, criando memórias afetivas não só para os alunos como também para as famílias que tiveram o privilégio de passar por aqui nesses mais de 30 anos de funcionamento”, celebrou.

O CEI Arco-Íris atende com carinho e dedicação a comunidade desde 1992. Atualmente estão matriculadas 100 crianças de 4 meses a 5 anos de idade, do Berçário I ao Jardim II, em período integral. O prédio, que foi construído para receber a unidade de educação infantil, há tempos necessitava de uma ampla revitalização, que foi concluída pela Prefeitura neste ano, dentro do cronograma de ações de melhorias, reformas e revitalizações das unidades educacionais, proporcionando uma estrutura física adequada para o desenvolvimento das atividades educativas.

“Muitas unidades educacionais passaram ou estão passando por obras, dentro do nosso propósito de oferecer um ambiente saudável, propício e adequado para o aprendizado e desenvolvimento integral de cada aluno, especialmente na Educação Infantil, etapa fundamental na trajetória escolar”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi.

Desde a década de 1980, a unidade já existia como creche-casulo, ligada à assistência social. Em 9 de abril 1992, foi inaugurada a sede própria, sob a coordenação de Fátima Menezes. Em 2 de abril de 1993, a creche do Santa Augusta recebeu por lei a denominação de Arco-íris. Já em 1996, a coordenação passou a ser de Raquel Corezola Sanches, que ficou na unidade por 13 anos. Desde 2009, a coordenadora é Jerusa Alves Silva Martins.

A filosofia da instituição é pautada na formação de uma sociedade humana, que respeite as diferenças e as potencialidades dos indivíduos, ancorada em valores éticos, direitos e deveres. O CEI Arco-Íris tem como ideal de formação a construção integral do sujeito, onde a escola assuma o papel de potencializar sonhos.