Você está em:

150 anos de Poços de Caldas: Prefeitura nomeia Comissão da Comenda

Comissão vai indicar 150 personalidades que serão homenageadas no sesquicentenário da cidade

Foi nomeada na última semana a Comissão para a escolha de pessoas que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento de Poços de Caldas, que serão homenageadas por ocasião das celebrações dos 150 anos do município. Composta por sete membros de incontestável atuação e inegável destaque em suas áreas e na sociedade poços-caldense, a Comissão da Comenda tem 30 dias para indicar à Comissão para Organização da Programação dos Eventos Comemorativos do Aniversário do município, os 150 nomes indicados que receberão a Comenda “Dom Pedro II”.

Integram a comissão: Cláudia Vasconcellos Camillo Prieto, Dalmoni Lydijusse, Maria José de Souza (Tita), Sonia Maria Sanches, Luiz Roberto Judice, Helio Antonio Scalvi e Roberto Tereziano. Eles foram nomeados pela Portaria nº 4.588, publicada no Diário Oficial do Município de Poços de Caldas nº 1048, Ano IV, da última quinta-feira, 22 de setembro de 2022.

A Comissão tem por objetivo indicar 150 pessoas que, com seu trabalho nas mais diversas áreas, tenham se destacado e contribuído, direta ou indiretamente, através da prestação de relevantes serviços, para o desenvolvimento de Poços de Caldas, seja industrial, tecnológico, educacional, cultural, comercial, assistencial, empresarial ou outro.

As indicações deverão ser avaliadas e julgadas levando-se em consideração a concretização de mérito capaz de ressaltar conduta, desempenho e produção como feitos relevantes no desenvolvimento do município e/ou que tenha destacado o nome do indicado em outros municípios e a inquestionável importância da promoção de ações construtivas e exemplares.

Primeira reunião foi realizada no Museu Histórico e Geográfico

Toda indicação deverá ser acompanhada de justificativa para o recebimento da homenagem. Não poderão ser indicados para o recebimento da homenagem os membros da Comissão da Comenda, pessoas no exercício de mandatos eletivos, agentes políticos e pessoas já falecidas. A comissão somente poderá deliberar com a presença de, no mínimo, cinco de seus membros. Todo o apoio necessário para a realização dos trabalhos será prestado pela Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira reunião da comissão foi realizada na última sexta-feira (23), no Museu Histórico e Geográfico. Na oportunidade foram escolhidos o presidente Helio Antonio Scalvi e Cláudia Vasconcellos Camillo Prieto, para secretariar os trabalhos.

“Vocês estão aqui para continuar escrevendo a história da nossa cidade. Embora não possam receber a comenda, os membros da comissão recebem o protagonismo de serem os escritores dessa história. Poços de Caldas não poderia estar melhor representada”, destacou o vice-prefeito Júlio César de Freitas, que participou da primeira reunião da comissão.

Os membros da Comissão exercerão seus mandatos sem nenhum tipo de remuneração. “Os membros são hors-concours da sociedade poços-caldenses, pessoas que são referência em suas áreas. Entendemos que esta tarefa seria melhor executada por pessoas de fora da estrutura da Prefeitura e sabemos que as indicações serão feitas levando em conta todos os que compõem a sociedade poços-caldense”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Em referência ao bicentenário da Independência do Brasil, a comenda dos 150 anos de Poços de Caldas receberá o título de Comenda Dom Pedro II. A listagem com o nome dos 150 homenageados será publicada oportunamente e a entrega das comendas será realizada em solenidade no dia 6 de novembro, data de aniversário de Poços de Caldas.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social