Comissão Municipal de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde retorna os trabalhos após a pandemia

A Comissão Municipal de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CMCIRAS) da Secretaria Municipal da Saúde de Poços de Caldas está retornando o trabalho após um tempo parado devido a pandemia.

A CMCIRAS é formalmente designada para planejar, elaborar, implementar, manter e avaliar o Programa de Controle de Infecção – PCI, na Rede Municipal de Saúde.

A CMCIRAS funciona como órgão de assessoria junto ao Gestor Municipal de Saúde e de execução das ações de controle de infecção, estando assegurada sua autonomia funcional junto aos setores estratégicos para o controle das infecções.

A estrutura da CMCIRAS é composta por: Representante da Enfermagem do Hospital Municipal Margarita Morales; Representante da Enfermagem da UPA;Representante da Enfermagem Hospital Zona Leste; Representante do Enfermagem do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU; Representante da Enfermagem PSF/UBS; Representante da Divisão Odontologia; Representante do Almoxarifado da Saúde e Representantes da Vigilância Sanitária.

O trabalho da comissão consiste em: Estabelecer diretrizes para desenvolvimento do Programa de Controle de Infecção – PCI; Elaborar planos de ação e estabelecer estratégias de atuação para controle das infecções, em conjunto com o Departamento de Vigilância em Saúde; Elaborar programa de controle das infecções – PCI a ser implementado na SMS-Poços de Caldas; Utilizar dados de investigação epidemiológica de surtos; Elaborar, rever e atualizar normas e procedimentos que visem a uniformização de medidas para a prevenção, controle e contenção das infecções nos setores de almoxarifado, transporte, limpeza, desinfecção, esterilização e armazenamento; Promover treinamento e aprimoramento de recursos humanos; Elaborar e divulgar relatórios anuais; Estabelecer critérios junto à Secretaria de Saúde quanto a aquisição e uso de germicidas, aquisição de material de consumo e equipamentos relacionados à assistência direta do paciente e que contribuam com a prevenção e controle das infecções, a limpeza, o fluxo e o destino final dos resíduos hospitalares; Supervisionar nas Unidades de Saúde as condições de processamento e armazenamento de materiais esterilizados; Supervisionar as condições de transporte e armazenamento de materiais de consumo previamente esterilizados até o consumo final e Notificar ao Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, os casos e surtos diagnosticados ou suspeitos de infecções.

Na última terça-feira (25), foi realizada uma cerimônia simbólica para marcar a volta dos trabalhos.

A secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria participou da cerimônia e destacou o papel importante da comissão. ”Vamos recomeçar a comissão que foi instituída há alguns anos, ressaltando a importância dela e reforçando que os integrantes sejam realmente ativos. É preciso definir os papéis que serão desenvolvidos por cada um, com propostas factíveis, principalmente dentro da repartição pública.”