Vacinação contra gripe é prorrogada

Público-alvo tem até o dia 9 para receber a dose

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha contra a gripe, que terminaria nesta sexta, 26, para o dia 9 de junho, para tentar atingir a meta de vacinação, que é de 90% do grupo prioritário. Em Poços, o índice de imunização do público-alvo está em 62%.
Devem ser vacinadas na campanha: crianças com seis meses e menos de 5 anos, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, professores da educação e do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e pacientes com doenças crônicas, mediante prescrição médica.
Este ano, nenhum caso de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foi registrado em Poços de Caldas. E, no ano passado, a meta de vacinação contra a gripe foi atingida no município. “Para manter essa situação positiva, sem casos da doença, precisamos melhorar nosso índice de vacinação este ano. A imunização é a medida mais eficaz para evitar que o vírus circule”, diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro Ferreira.
Em 2016, foram 32 notificações de SRAG, sendo 22 casos negativos. Das dez pessoas infectadas, três morreram. A dose disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS – Organização Mundial da Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
As 19 salas de vacinação em Poços, atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Confira os locais:
– UBS Centro – rua Pernambuco, 495
– PSF Cascatinha – av. Santo Antonio, 245