Poços passa a contar com cooperativa de trabalho Coosulminas

Coosulminas (11)

Autoridades destacaram a importância do cooperativismo para os trabalhadores

Prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo vice, Flávio Faria, participou, na última sexta, da fundação da Coosulminas, a cooperativa de trabalho de Poços de Caldas e Região Sudeste. A cooperativa, com sede no bairro São José, reúne profissionais prestadores de serviço em diferentes áreas. Prestigiaram a cerimônia , além do prefeito e vice, os secretários de Promoção Social, Luzia Martins; de Adminsitração, Ana Alice de Souza , o vereador Lucas Arruda, Mateus Augusto Lpos Reis, gerente de Politica de Trabalho da Sedet e Cristiano  Carvalho, procurador municipal da Secretaria de Promoção Social, além dos cooperados e familiares.
Moradora do bairro São José há 35 anos, Rosemeire Fátima da Silva tomou posse como presidente da cooperativa e ressaltou o caráter social do trabalho.  “Vivemos tempos de crise, tempos difíceis, onde o desemprego assola  famílias inteiras, tirando a dignidade de todos, o que faz com que muitos passem a praticar atos ilícitos. A Coosulminas nasceu com o objetivo de  viabilizar oportunidades para pessoas que hoje estão fora do mercado de trabalho: mães, pais, jovens, pessoas em situação de rua e outros. Agradecemos o apoio da Prefeitura e esperamos continuar contando com ele”, destacou.
Apoio esse que o prefeito Sérgio Azevedo fez questão de destacar em sua fala. “Sou presidente de uma cooperativa há 16 anos. Acredito neste tipo de associação e por isso, incentivo a formação de cooperativas, seja de trabalho ou de outros tipos. Assim que toda a documentação da Coosulminas estiver pronta, faço questão de que o primeiro contrato dela seja com a Prefeitura. Iremos trabalhar para viabilizar isso!”.
Já o vice-prefeito e titular da Sedet, Flávio Faria, lembrou que o bairro São José tem uma história ligada ao cooperativismo. “Em 2002, duas cooperativas foram fundadas no São José, uma de salgados e  outra de serviços. Hoje é um momento bacana, importante, de valorizar pessoas, de criar novas perspectivas não só para cidadãos do bairro  mas toda a cidade,contando sempre com o apoio da Promoção Social.”
Fomento
A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e de Promoção Social, promoveu um esforço  conjunto no sentido de auxiliar na organização, fomento e formatação da cooperativa, organizando  encontros sobre cooperativismo e troca de experiência com outras entidades da cidade, inclusive a Coopoços, a cooperativa dos servidores públicos municipais.
Na última sexta, houve a culminância deste processo, com a assinatura da ata de fundação e do estatuto da Coosulminas.  Houve ainda a posse da diretoria, formada por  Rosemeire de Fátima da Silva (presidente), Amanda Garcia Bartolomeu e Renata Rossielli Paulino de Souza (diretoria administrativa), tendo como suplente Flaviane de Moraes Claudiano. O conselho fiscal ficou composto por Lucas Burgos Camillo, Antônio Carlos Rabelo, Gilmar Aparecido Braz,  Leila de Oliveira Rabelo.
A cooperativa reúne profissionais das áreas de  limpeza urbana, residencial e empresarial; jardinagem , marcenaria, carpintaria, encanador, eletricista, garçon, camareira, manobrista, recreação infanto-juvenil, babá, cuidador de idosos, confeitaria, padeiro, salgadeira, cozinheiro e outros. Ainda em processo de instalação, a Coosulminas em breve poderá ser acionada para a contratação dos profissionais.

Coosulminas (17)

Diretoria, autoridades e convidados prestigiaram a solenidade