Você está em:

Combate ao Aedes ganha ações educativas nas unidades básicas de saúde

DECORAÇÃO AEDES ESPERANÇA 2

Na sala de espera do Esperança 2, letreiro lembra sobre a importância do combate ao mosquito

Período de chuva e calor é a condição ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Evitar que isto aconteça depende de medidas simples, como não depositar materiais que possam acumular água, como lixo, pneus e embalagens vazias em quintais, terrenos e outras áreas ao ar livre. Para sensibilizar a população, diversas ações são realizadas pela Secretaria de Saúde. Além da Vigilância Ambiental, a Atenção Básica também se envolveu e tem falado sobre o assunto com os pacientes das unidades básicas de saúde.
 
Detalhes na decoração das unidades visam chamar a atenção para a causa. No Nova Aurora, um pneu, um vaso de flor com pratinho, e uma peça plástica daquelas que acumulam água na geladeira, estão na sala de espera, junto com cartazes, para ilustrar o problema que estes materiais causam, quando se tornam recipientes de água parada. “A ideia é fazer as pessoas lembrarem que precisam tirar 10 minutos do seu tempo para verificar em casa onde pode haver estas situações de água parada. Deixando isso exposto, é uma forma de fazer pensar sobre o assunto. Além disso, todos os dias vamos fazer sala de espera sobre o tema, até o final do mês”, disse a enfermeira Denise Lucas Araújo.
 
Na sala de espera do Esperança 2, letras feitas com papel cartão colorido e afixadas na parede formam a frase: onde o mosquito não cresce, nenhuma doença aparece. “A equipe já fez a sala de espera, os agentes comunitários de saúde estão fazendo panfletagem nas casas e orientando sobre”, explicou a auxiliar administrativo Maria Aparecida da Silva.
 
Já na sala de espera da unidade Santana/Santa Rosália, uma parede de vidro foi ilustrada com o tema, com desenhos e texto. “Sempre faço algo diferente, de acordo com o tema trabalhado no mês. É bom porque chama a atenção e passa uma mensagem”, contou o agente comunitário de saúde, Thiago Carvalho Pereira. Como parte das atividades, na próxima segunda, 19, será organizada uma caminhada com saída da unidade a partir de 8 da manhã. Na quarta, 21, a equipe vai estar na praça próxima ao posto, dando informações. Além disso, a sala de espera sobre o tema será realizada durante todo o mês. “Os pacientes já demonstram conhecimento sobre o assunto mas todos estes eventos são formas que nós encontramos para sempre falar sobre, explicar, responder perguntas”, afirmou a enfermeira Renata Machado.
 
Como parte do calendário de ações da Atenção Básica, definido para 2018, fevereiro é o mês dedicado à prevenção das arboviroses – vírus transmitidos ao homem por vetores, como o Aedes aegypti. São exemplos de arboviroses transmitidas pelo Aedes: dengue, zika e chikungunya. O Aedes também transmite a febre amarela urbana, sem casos confirmados no Brasil desde a década de 1940. “Definimos os temas e cada unidade é livre para propor ideias e trabalhar as atividades de acordo com as necessidades e o perfil de cada comunidade. Quem quiser participar, deve procurar a unidade mais próxima de casa, aquela onde é normalmente atendido, para se informar sobre a programação”, afirmou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social