Neste momento de pandemia e em meio as recomendações e medidas de isolamento social, visando combater a Covid 19, aumentou em cerca de 40% a procura pelo serviço de cata-treco em Poços de Caldas. Por meio de agendamento a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), responsável pela coleta, faz a retirada em domicílio dos objetos, gratuitamente, atendendo solicitações em todas as regiões da cidade.
O secretário, Paulo César Silva, observa que nesse período de pandemia, muita gente está colocando de forma incorreta na rua móveis, utensílios domésticos e outros objetos. Ele diz que entende a situação de isolamento familiar e o fato das pessoas utilizarem o tempo para promover a organização da casa. “Esse tipo de descarte, no entanto, é ilegal e prejudica à toda comunidade, por isso, solicitamos a colaboração da população para que só coloque os materiais no espaço público, após contato e orientação do pessoal do cata-treco.
A Engenheira Ambiental, Isis Alves, coordenadora da Divisão de Zeladoria Oeste, da SMSP, solicita paciência à população, nesse período de pandemia, e confirma que todas as solicitações serão atendidas. Ela alerta, ainda, que os materiais descartados de maneira irregular acarretam diversos problemas ambientais, poluição visual, perigo à saúde, obstrução do trânsito de pedestres, entre outras coisas”.
As questões abaixo esclarecem sobre os serviços do cata-treco como: horários, regiões, agendamentos, forma de contato, materiais recolhidos etc.
Aumentaram os pedidos para a retirada de objetos?
SMSP – Sim, a procura pelo serviço de cata-treco aumentou cerca de 40%, conforme dados recentes.
A que se deve esse aumento na procura?
SMSP – O fato de muitas famílias ficarem mais tempo juntas, em meio as medidas de isolamento, as pessoas estão intensificando a limpeza e a organização das casas. Consequentemente, isso aumentou a demanda pelo serviço de cata-treco.
Como está o serviço de cata-treco neste período de pandemia?
SMSP – Os serviços estão sendo realizados normalmente de acordo com agendamentos, porém, em meio ao aumento significativo da demanda, solicitamos á população um pouco mais de paciência, porque todos serão atendidos.
Em que horário funciona o serviço?
SMSP – Os agendamentos dos serviços de cata-treco são realizados de segunda a sexta, das 8h às 14h, de acordo com o zoneamento. O contato para coletas nas áreas central e zonas oeste e leste é o telefone 3697-2073. Para a atendimento na zona sul é o 3697-2319. As coletas são realizadas, até às 17h.
Como deve ser feita a solicitação?
SMSP – Ao fazer o agendamento para a coleta, a pessoa recebe orientações de como proceder com os materiais, inclusive, o momento exato que os objetos devem ser colocados em frente à residência, para a retirada.
Tem custo para o contribuinte essa operação?
SMSP – Não! Esse serviço é realizado pela Prefeitura, sem custos para o contribuinte, por meio das divisões de zeladorias: Oeste e Sul.
As formas de descarte têm melhorado?
SMSP – É preciso anotar que a população ainda tem descartado os materiais, muitas vezes, de modo e em locais irregulares.
Quais as consequências dessa atitude?
SMSP – Isso pode acarretar diversos problemas como, por exemplo, danos ambientais devidos descartes em áreas verdes, córregos, ribeirões e afins. Também o aumento da poluição visual, impedimentos no trânsito, além de gerar muitos perigos à saúde das pessoas.
Quais os cuidados que estão sendo tomados com os trabalhadores em tempos de pandemia?
SMSP – Os trabalhadores recebem orientações e as fiscalizações são rígidas quanto ao uso de EPI’s (equipamentos de proteção individual). Também são passadas as técnicas de segurança e todas as recomendações e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quais tipos de materiais são retirados?
SMSP – São recolhidos pelo cata-treco, guarda-roupa, sofá, colchão, cama, comoda, estante, rack, mesa, cadeira e outros eletrodomésticos com o geladeira, frigobar, fogão, máquina de lavar etc.
Quais não são recolhidos?
SMSP – Materiais e entulhos de construção civil, tanques de cimento, vasos sanitários, caixas d’água de amianto, roupas, equipamentos eletrônicos de pequeno porte dentre outros.
Qual o destino dos objetos coletados?
SMSP – Materiais recicláveis são encaminhados às cooperativas e associações de materiais recicláveis da cidade. Já aqueles que não se enquadram neste grupo são direcionados para o Aterro Controlado do Município.
O cidadão pode entregar diretamente no depósito o material a ser descartado?
SMSP – Não! A coleta é feita somente, mediante agendamento, pela prefeitura nas residências.
Por que é necessário agendar o serviço de cata-treco?
SMSP – O agendamento é importante, pois as coletas seguem um cronograma para que todas as solicitações possam ser atendidas. A prefeitura, por sua vez, tem tempo de promover a logística de transporte e organizar as rotas para retirada dos materiais.
Existem outras formas de saber mais sobre o serviço?
SMSP – Nesta quinta-feira (28) será lançando um folder digital, com todas as informações sobre o cata-treco, que estará disponível em todas as redes sociais da prefeitura