Você está em:

22 toneladas de lixo e entulho são retiradas em mutirão no Conjunto Habitacional

Equipe que trabalhou no mutirão do sábado

Cerca de 60 profissionais envolvidos, entre servidores das Secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e de Obras; quatro caminhões e uma retroescavadeira; 39 quarteirões visitados e 22 toneladas de lixo e entulho retirados de casas e terrenos: estes são números do mutirão de limpeza realizado no último sábado, 14, no Conjunto Habitacional Doutor Pedro Afonso Junqueira, zona Sul de Poços. “O Conjunto Habitacional tem 75 quarteirões, passamos em 39 e ficamos todos realmente surpresos com este volume recolhido, foi além das nossas expectativas”, disse a agente e supervisora do Controle da Dengue, Márcia Helena Geremias de Paula.

Na sexta 13, dia que antecedeu o mutirão, os agentes de endemias passaram nas ruas para conversar com os moradores e distribuir sacos de lixo. Preparação que teve bom resultado, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago. “A população se conscientizou bastante, deixou os materiais separados e isso agilizou muito o nosso trabalho. Foi uma ação bem produtiva e prova disso é a quantidade recolhida”.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, acompanhou o trabalho

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, acompanhou a ação no sábado. “Trata-se de um trabalho árduo, difícil, pesado, e feito com muita dedicação pelas nossas equipes. É essencial que a população se conscientize, não jogando lixo em locais inadequados e vistoriando constantemente seus quintais e seus terrenos, de forma a tornar esta prevenção realmente efetiva”. A iniciativa do último final de semana integrou o 5º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras.

No LIRAa – Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado em outubro, o Índice de Infestação Predial apurado foi de 0,3%. Dentre os 3.577 locais visitados, foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes, sendo que todos estavam dentro de residências ocupadas, o que reforça a importância de cada pessoa cuidar da sua casa, do seu terreno ou do seu quintal. Em Poços, este ano, foram registrados 31 casos de dengue, sendo 18 autóctones, ou seja, contraídos no município. Foram registrados 3 casos de chikungunya no mesmo período. Não houve notificação de zika.

22 toneladas foram recolhidas de 39 quarteirões

Prevenção Constante

Uma retroescavadeira foi utilizada no último mutirão

Garrafas, vasos, embalagens vazias, pneus e outros objetos que possam representar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, devem ser tampados ou retirados de áreas abertas. E é com este intuito que os agentes de endemias fazem as visitas periódicas em todos os pontos da cidade. Para o recolhimento de móveis, eletrodomésticos, tábuas de madeira e outros materiais do tipo, o serviço ‘cata-treco’ da secretaria de Serviços Públicos, deve ser acionado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (zona Oeste e Centro), 3697-2188 (zona Leste) e 3697-2319 (zona Sul), lembrando que o atendimento é agendado. Nos números de agendamento do ‘cata´treco’, é possível se informar sobre a coleta seletiva. “Fazemos este trabalho constante e somos parceiros sempre destas ações de limpeza”, disse Plauto Antônio Coelho, coordenador da Divisão de Zeladoria da Região Sul. Denúncias para fiscalização e limpeza podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social