Alunos da educação infantil municipal têm produtos da agricultura familiar na merenda

No CEI Lápis de Cor, 144 crianças recebem seis refeições diárias, com alimentos distribuídos pelo Promae

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu, em 2015, R$ 941.567,13, em produtos hortifrutis, de pequenos produtores, por meio do programa Agricultura Familiar, do governo federal.

Estes recursos foram divididos entre a ASSOLIMA – Associação Comunitária Rural da Região do Souza Lima, com 42 produtores cadastrados; ASPRAFABO – Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Botelhos, com 32 produtores cadastrados e COOPERATIVA SERRANIA – Cooperativa Regional de Produtores de Leite Serrania Ltda, com 24 produtores cadastrados.

Agora no mês de abril, no dia 29, acontece uma nova Chamada Pública para aquisição destes produtos, destinados à merenda dos Centros de Educação Infantil. As Chamadas Públicas são realizadas pelo Promae, o Programa de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. São atendidas cerca de 7.000 crianças, que recebem seis refeições diariamente.

Neste ano de 2016, ainda estão vigentes os contratos com as mesmas Associações, quejá receberam R$ 173.880,97. “Com a aquisição de produtos da agricultura familiar, além de cumprirmos com as diretrizes do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar do MEC/FNDE também proporcionamos um incremento na renda dos produtores rurais e adquirimos um produto de ótima qualidade para nossos alunos”, destacou Maria Cláudia Prézia Machado, secretária municipal de Educação.

De acordo com a coordenadora do Promae, Elivane Andrade, são enviados, mensalmente, 11 mil quilos de alimentos às 50 creches do município. Os cardápios são balanceados e produzidos por nutricionista.

Uma das unidades que recebem os produtos da Agricultura Familiar é o CEI Lápis de Cor, localizado no bairro Vila Cruz e que atende 144 crianças. De acordo com a coordenadora da unidade, Giovana Andréa Pasculi, os produtos recebidos do Promae são de excelente qualidade e a entrega é feita semanalmente.

Qualidade que é atestada pela merendeira Márcia Aparecida Gabriel. “Os alimentos são ótimos e de qualidade muito boa! Os itens são variados, o que proporciona uma alimentação balanceada para as crianças”.