Alunos da rede municipal participarão de concurso na Feira do Livro

Lançamento da pacreria aconteceu na Urca

Escolas da rede municipal de ensino, de Poços de Caldas, participarão de concurso na nona edição da Feira Nacional do Livro, marcada para acontecer de 26 de abril a 4 de maio, do próximo ano, no Complexo Cultural da Urca.
A parceria foi anunciada nesta terça-feira (13), em evento na Biblioteca Centenária, que contou com a participação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, do vice, Nizar El Khatib, da secretária de Educação, Maria Cláudia Prézia, da coordenadora da feira, Gisele Corrêa Ferreira, diretoras de unidades educacionais e escritores da cidade.
A próxima edição da Feira do Livro terá como temas centrais “A cultura na Arte Popular” e “50 anos do Golpe Militar”, que será completado em 1º de abril de 2014. Os estudantes poderão optar por desenvolver um dos assuntos e os trabalhos, desenhos ou literatura, depois de selecionados pelos professores da própria unidade de ensino, serão avaliados por uma comissão julgadora composta por intelectuais e educadores do município.
Eloísio destacou a importância de mais essa parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e disse que o projeto conjunto entre o município e a organização da Feira do Livro resgata um real sentimento de liberdade, “que deve permanecer sempre com a gente”.
Para Maria Cláudia, a ideia do concurso é importante porque vai demonstrar o que os estudantes são capazes de fazer em trabalhos com temas tão significativos. Na opinião da secretária será necessário contextualizar os fatos e acrescentar conhecimentos, para que os trabalhos sejam feitos com seriedade, porque com a instituição da Comissão da Verdade, pelo Governo Federal, muitos dos que eram considerados vilões hoje se tornaram vítimas. “O caminho é avançar, não retroceder”, comentou.
Gisele explicou que o concurso é uma boa oportunidade de integrar e levar a literatura aos jovens, propiciando maior acesso à cultura. Ela acredita que a Feira do Livro surpreenderá, “porque vai agregar o máximo de pessoas de todas as idades nas atividades, que contarão com participação do Sesc de Poços de Caldas”. O homenageado da edição é escritor poços-caldense Gaspar Eduardo Paiva Pereira.
A edição do próximo ano terá a participação de 120 convidados, escritores de várias tendências e áreas. Também haverá o encontro de escritores indígenas e de autores portugueses. Está programado, ainda, o Circuito Pegada Literária, que levará a programação da feira para 15 espaços fora do recinto da Urca, como forma de atingir o máximo de pessoas na cidade.