Conferência Municipal da Juventude acontece na próxima sexta-feira

conferencia juventude 02

Alunos fizeram “selfies” durante a Hora da Mobilização

Poços de Caldas sedia, na próxima sexta-feira (14), a 3ª Conferência Municipal da Juventude, das 8h às 17h30, no Espaço Cultural da Urca. O objetivo é fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil, para maior efetividade na formulação, execução e controle das políticas públicas de juventude.
A Conferência é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Juventude. “A Conferência é uma oportunidade única de participação efetiva e propositiva dos jovens no diagnóstico e elaboração de políticas públicas que atendam a suas reais necessidades. Como administradores públicos, precisamos ouvir e entender as demandas dos jovens, no sentido de estabelecer políticas que promovam a inclusão e a participação deles na sociedade”, ressalta o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
Ele destaca que a realização da Conferência nesta semana coincide com a celebração do Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta quarta-feira, 12 de agosto. A data foi instituída pela ONU em 1999, em resposta à Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude. No Brasil, a data entrou no calendário oficial em 2002.
Neste ano, para incentivar a participação dos jovens na Conferência e propiciar uma discussão mais efetiva dos temas propostos, ressaltando a importância do debate na construção das políticas públicas para a juventude, a Prefeitura realizou a “Hora da Mobilização”. Na última quinta-feira (6), as unidades escolares das redes públicas (estadual e municipal) destinaram um momento para discussão e elaboração de propostas dentro dos assuntos que serão debatidos na Conferência.  “A Hora da Mobilização foi um sucesso, os alunos se dedicaram muito às discussões e, certamente, este debate terá prosseguimento durante a Conferência. Por isso, esperamos poder contar com a maior participação possível”, enfatiza o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

O tema geral da Conferência Municipal de Juventude é “Construindo a Minas das Juventudes Gerais”, com os seguintes subtemas: Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Território e Mobilidade; Segurança Pública e Acesso à Justiça.

8h – Credenciamento
8h15 – Abertura e Apresentação da Orquestra de Berimbau
8h45 – Regimento Interno
9h às 9h30min – Café