Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada no dia 25 de outubro

Poços de Caldas realiza, no dia 25 de outubro, próxima quarta-feira, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, das 8h às 17h, na sede da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV), na Rua Louis Braille, nº 85, bairro Residencial Paineiras.

A Conferência terá como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. As discussões serão organizadas em cinco eixos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e acessibilidade; Os desafios para a comunicação universal.

Objetivos
Entre os objetivos da Conferência estão debater temas relevantes para o campo da pessoa com deficiência, assim como os avanços e desafios da Política Nacional para a Pessoa com Deficiência, na perspectiva de sua efetivação; sensibilizar a sociedade para os direitos da população com deficiência; mobilizar a população do município, especialmente a parcela que possui alguma deficiência, para a conquista do direito à vida com dignidade e fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo.

A instância de discussão também visa a avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional para a Pessoa com Deficiência e eleger os delegados que representarão Poços de Caldas na “V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi convocada pelo prefeito Sérgio Azevedo por meio do Decreto n° 14.391, publicado no Diário Oficial do Município, disponível no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br, nesta quinta-feira (19). As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados e podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfU6xoehedf35IjOS-BssUYAu03DIo3bcQlpU1pcY9VaashwA/viewform.