Diariamente a Ceasa – Central de Abastecimento de Poços de Caldas, conta com representantes de 46 municípios do sul de Minas e região do leste paulista, que comercializam no local 157 produtos. Todas as semanas, a Central divulga levantamento atualizado com preços das mercadorias, sempre às segundas, terças e sextas-feiras na página da prefeitura na internet. A cotação desta segunda está disponível desde as primeiras horas da manhã.
Desde 2019, os dados colhidos diariamente por funcionários da Ceasa são utilizados pela própria administração da central de abastecimento, a fim de monitorar e analisar variações de mercado, como também por produtores e compradores que, dessa forma, ganham um auxílio a mais para a formação do preço final. No levantamento estão cadastrados, ao todo, itens em sete categorias: aves e ovos; cereais; frutas brasileiras; frutas importadas; hortaliças; hortaliças rizoma e legumes.
Relatório 2024
Alimentos importante, que fazem parte da mesa da população brasileira, integram a lista de produtos comercializados na Ceasa
O relatório de 2024 divulgado pela Ceasa, em janeiro último, trouxe compilados dados e a média dos preços ao longo do período. Alimentos importante, que fazem parte da mesa da população brasileira, integram a lista, como batata, alface, feijão, milho, abacate, tomate e maracujá.
Nilton Cesar de Azevedo, coordenador de Fomento Agropecuário, informa que a Central de Abastecimento de Poços é referência na região e muito bem-conceituada em Minas Gerais. “Devido a organização, nível de comercialização e movimento de pessoas”, justificou.
A Ceasa funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 4h30 às 10h, à avenida Presidente Wenceslau Braz, 2222 – Campos Elíseos, na zona leste da cidade. Pessoas físicas e jurídicas podem fazer compras, porém, no local só são comercializados produtos no atacado.
O telefone de contato é 3697-2195. Para acessar as cotações diárias e também o relatório anual de 2024, acesse www.pocosdecaldas.mg.gov.br/ceasa