Coronavírus: Atualização do Boletim Epidemiológico desta segunda, 29 de Junho

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta segunda, 29, são 179 casos positivos em Poços: 105 pacientes são considerados recuperados, 63 seguem em isolamento domiciliar, quatro estão em Unidade de Terapia Intensiva, um está em leito clínico e seis óbitos foram registrados no município. Nesta segunda, 29, houve registro de sete novos casos, em relação a última atualização feita no domingo, 28.

Dois óbitos seguem em investigação: o registrado no domingo, 28, referente à senhora de 89 anos, moradora de Andradas que estava em unidade de terapia intensiva de hospital que atende pelo SUS. O outro óbito é referente à senhora de 91 anos que faleceu ao dar entrada em um pronto atendimento de Poços, na quarta, 24. Os resultados dos exames analisados na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte, são aguardados para confirmar ou descartar o diagnóstico de Covid-19.

Dentre os 179 casos positivos, 56,4% se referem a pacientes do sexo masculino. A faixa etária de maior incidência é dos 40 aos 49 anos, que corresponde a 26,8% dos casos.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta segunda, 29, está em 12,7%. De 47 leitos, são seis leitos ocupados, sendo quatro por pacientes confirmados e dois por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. O Boletim também informa que já foram realizados no município, incluindo redes pública e privada, 2528 testes e exames. Neste número já está incluída parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que começou a fazer os testes na semana passada.

Profissionais de Saúde

No Hospital Santa Casa já foram testados 416 de cerca de 700 funcionários e 24 testaram positivo, incluindo profissionais dos setores de lavanderia, higienização, enfermagem, ortopedia, manutenção, recepção e hemodiálise. A ação foi definida pela diretoria do Hospital com o apoio da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Saúde, depois que foi anunciado o fechamento temporário do setor de Ortopedia, após quatro funcionários do serviço testarem positivo para a Covid-19. Todos os profissionais do setor foram afastados preventivamente. Na semana passada, todos os médicos do setor testaram negativo e a Ortopedia já voltou a funcionar. No Hospital Santa Lúcia, também com o apoio da Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde, foram testados 80 funcionários, todos que atuam na Unidade II, específica para Covid-19: três testaram positivo, sendo um funcionário da lavanderia, um técnico de enfermagem e um fisioterapeuta. A Secretaria Municipal de Saúde também segue com a testagem dos seus profissionais. Dos mais de mil servidores que já fizeram o exame, apenas um auxiliar administrativo testou positivo até o momento. Poços de Caldas registra 18 casos de profissionais de saúde contaminados pela Covid-19.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 43.864 são casos confirmados; 17.792 em acompanhamento; 25.154 recuperados e 918 óbitos por Covid-19 confirmados.