Coronavírus: Atualização do Boletim Epidemiológico desta terça, 23 de junho

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta terça, 23, são 142 casos positivos em Poços: 88 pacientes são considerados recuperados, 43 seguem em isolamento domiciliar, sete estão em Unidade de Terapia Intensiva, e destes 142 casos positivos, quatro pacientes vieram a óbito. Nesta terça, 23, houve registro de nove novos casos, em relação a última atualização feita na segunda, 22.

Dentre os 142 casos positivos, 55,6% se referem a pacientes do sexo masculino e a faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 28,1% dos casos.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta terça, 23, está em 21,27%. São dez leitos ocupados, sendo sete por pacientes confirmados e três por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. O Boletim também informa que já foram realizados no município, incluindo redes pública e privada, 1.870 testes e exames.

Santa Casa

Na última quarta, 17, a Santa Casa de Poços de Caldas informou por meio de nota oficial, o fechamento temporário do setor de Ortopedia, após quatro funcionários do serviço testarem positivo para a Covid-19. Todos os profissionais do setor foram afastados preventivamente. Ortopedistas substitutos trabalham para a manutenção do atendimento 24 horas.

Diante do quadro, desde a sexta, 19, estão sendo testados todos os colaboradores do Hospital, uma medida definida pela diretoria da instituição e realizada com o apoio da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta ação, foram feitos até o momento, 275 testes, com 21 resultados positivos, incluindo profissionais dos setores de lavanderia, higienização, enfermagem, ortopedia, manutenção, recepção e hemodiálise. Poços de Caldas registra até o momento, 14 casos de profissionais de saúde contaminados pela Covid-19.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, são 29.897 confirmados; 11.882 em acompanhamento; 17.295 recuperados e 720 óbitos por Covid-19 confirmados.