Coronavírus: Poços Registra Quinto Óbito

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta quarta, 24, são 151 casos positivos em Poços: 94 pacientes são considerados recuperados, 45 seguem em isolamento domiciliar, sete estão em Unidade de Terapia Intensiva. Nesta quarta, 24, houve registro de nove novos casos, em relação a última atualização feita na terça, 23.

Nesta quarta, 24, foi registrado em Poços, o quinto óbito por Covid-19 em residentes no município. O paciente de 64 anos era hipertenso e estava internado em unidade de terapia intensiva de um hospital que atende pelo SUS. Dos 151 casos positivos em Poços, agora chega a cinco, o número de óbitos.

Dentre os 151 casos positivos, 53,3% se referem a pacientes do sexo masculino e a faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 28,4% dos casos.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, 24, está em 21,27%. São dez leitos ocupados, sendo sete por pacientes confirmados e três por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. O Boletim também informa que já foram realizados no município, incluindo redes pública e privada, 1.910 testes e exames.

O Boletim desta quarta, 24, também traz dois óbitos em investigação: o de uma paciente de 91 anos que faleceu ao dar entrada em um pronto atendimento de Poços; e o de uma paciente de 76 anos que estava internada em UTI de hospital que atende pelo SUS. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda os resultados dos exames que serão analisados na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte, para confirmar ou descartar o diagnóstico de Covid-19, e se solidariza com as famílias neste momento de perda.

Profissionais da Saúde

O Hospital Santa Casa informou no final desta tarde, por meio de nota, que foram realizados até o momento, 416 testes de Covid-19 em seus colaboradores, com 24 resultados positivos, incluindo profissionais dos setores de lavanderia, higienização, enfermagem, ortopedia, manutenção, recepção e hemodiálise. A ação foi definida pela diretoria do Hospital com o apoio da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada, depois que foi anunciado o fechamento temporário do setor de Ortopedia, após quatro funcionários do serviço testarem positivo para a Covid-19. Todos os profissionais do setor foram afastados preventivamente. Esta semana, todos os médicos do setor testaram negativo e a Ortopedia, aos poucos, volta a funcionar. Outro fator positivo que a assessoria de imprensa do Hospital destaca em nota, é com relação aos testes realizados no setor de Hemodiálise, onde todos funcionários testaram negativo, exceto uma profissional que teve contato com um familiar que testou positivo para doença. Dessa forma, o serviço segue funcionando normalmente. A Secretaria Municipal de Saúde também segue com a testagem de profissionais do setor. Dos mais de 600 profissionais que já fizeram o exame, apenas um auxiliar administrativo testou positivo até o momento. Poços de Caldas registra 16 casos de profissionais de saúde contaminados pela Covid-19.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, são 31.343 confirmados; 12.317 em acompanhamento; 18.255 recuperados e 771 óbitos por Covid-19 confirmados.